X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Guarapari registra 140 denúncias de comércio aberto durante isolamento total

| 09/06/2020 08:58 h

Comércio em Guarapari
Comércio em Guarapari |  Foto: Roberta Bourguignon
Nos primeiros dois dias de isolamento total em Guarapari, não sendo permitida a circulação de pessoas nas vias públicas e com a maioria do comércio fechado de 19h às 5h, o município registrou mais de 140 denúncias referentes a estabelecimentos que estavam infringindo as medidas adotadas.

A Secretaria Municipal de Postura e Trânsito (Septran), declarou que a medida foi positiva e a população compreendeu sua importância.

“O município registrou mais de 140 ligações de denúncias, a maioria de comércio aberto, muitas inclusive referentes ao mesmo estabelecimento. Tivemos uma redução no número de denúncias em relação as festas, se comparado aos dias anteriores a essa medida. Nossas abordagens foram bem conduzidas, contando com a presença da Polícia Militar, e em todas elas as pessoas atenderam as solicitações dos fiscais, fechando os seus comércios e atendendo a solicitação de retorno para casa”, disse o secretário Luiz Carlos Cardozo Filho.

O isolamento total começou no último sábado (6) e vai até o dia 14. De 19h às 5h, não é permitida a circulação de pessoas nas vias públicas para finalidade que não seja de natureza essencial.

Somente delivery, farmácias, distribuidores de gás de cozinha e de água, padarias e postos de combustíveis estarão funcionando, e os trabalhadores que exercem funções nestes estabelecimentos terão que comprovar o vínculo empregatício através do uniforme ou declaração assinada pelo empregador.

Além disso, outras medidas de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) foram anunciadas. Entre elas, o fechamento do comércio não essencial nos finais de semana. “O objetivo é conter o número de casos da doença no município, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado”, informou a prefeitura.

Ainda segundo a prefeitura, todas as outras medidas adotadas também foram bem aceitas. Ações de fiscalização nos comércios e nas praias foram realizadas e a maioria dos estabelecimentos atenderam ao decreto. Durante as ações, 62 empreendimentos foram fechados e uma interdição foi realizada.

Saiba mais

  • O prefeito de Guarapari decretou isolamento total das 19h às 5h, do dia 6 ao dia 14, não sendo permitida a circulação de pessoas nas vias públicas, para finalidade que não seja de natureza essencial.
  • Os únicos estabelecimentos que poderão funcionar durante o horário do isolamento total, serão os postos de combustíveis, farmácias, padarias, distribuidoras de gás de cozinha e de água, além do serviço de delivery que é liberado por 24 horas.
  • O comércio não essencial fica proibido de abrir aos finais de semana, conforme determinação da Secretaria Estadual de Saúde. Guarapari é classificada como risco moderado para a transmissão da Covid-19.
  • Estabelecimentos comerciais, galerias e centros comerciais poderão funcionar somente de segunda a sexta-feira, de 9h às 17 horas.
  • O município determinou que os supermercados poderão funcionar aos sábados somente até as 16h. Aos domingos os supermercados não poderão abrir.
  • Os restaurantes poderão funcionar sem comercialização de bebida alcoólica, de segunda à sábado, com atendimento presencial de 10h às 16 horas. No domingo do dia 14, não haverá atendimento presencial, sendo permitido somente funcionamento na modalidade delivery.
  • As academias e feiras livres não poderão funcionar aos sábados e domingos. A caminhada ou corrida na orla do município que é liberada de 5h às 10h, será suspensa aos finais de semana também.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS