X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Governo de SP admite que possibilidade de segunda onda "existe"


O chefe do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, Carlos Carvalho, afirmou que a possibilidade de uma segunda onda da doença "existe e é real" em meio ao processo de abertura econômica do Estado. Ele apresentou projeções sobre números de novos casos ainda maiores do que a de 265 mil doentes divulgadas na semana passada. Agora, São Paulo espera ter até 290 mil pessoas com covid-19 até o fim do mês.

Por outro lado, a expectativa de novas mortes caiu de no máximo 22 mil para 18 mil, segundo Carvalho. As informações foram prestadas durante entrevista coletiva em que o governo paulista apresentou o balanço atualizado sobre a doença. Em 24 horas, o total de casos no Estado passou de 178.202 para 181.460 (3.258 novos casos registrados), um aumento de 1,8%.

Já o total de mortos passou de 10.694 para 10.767 - 73 novos óbitos registrados. "O número de casos vem aumentando porque estamos testando mais, mas o número de óbitos está caindo, mostrando que nós temos uma certa segurança para implementar as medidas que estão sendo implementadas", disse Carvalho, ao comentar o avanço da doença.

Dessa forma, ele disse que houve a mudança nas projeções de casos e mortes. "Pelo modelo matemático, esperaríamos 20 mil (mortos) no final do mês. Para ter 20 mil no final do mês, teríamos de ter mil mortes por dia. E na última semana tivemos em média 250 mortes por dia", disse.

Imagem ilustrativa da imagem Governo de SP admite que possibilidade de segunda onda "existe"
Profissional com equipamentos no combate ao covid-19 |  Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Ao ser questionado sobre a variação do cenário diante do processo de abertura comercial do Estado, Carvalho admitiu que um novo pico da doença pode acontecer. Mas, se esse for o cenário, haveria espaço para que as restrições aumentassem.

"A possibilidade de um segundo pico existe e é real. Do mesmo jeito que a abertura em outras cidades do mundo foi monitorada e, quando essa tendência existe, você pode dar um passo atrás. Nosso comitê de saúde vem observando isso e estamos atentos para qualquer expectativa nesse sentido", disse.

Na segunda-feira (15), a Organização Mundial da Saúde (OMS) manifestou preocupação com a onda de novos casos da covid-19 em Pequim, na China. Nesta segunda-feira, a entidade ligou o alerta de outros países que reduziram o contágio, pois um ressurgimento pode acontecer a qualquer momento.

Só entre os dias 7 e 13 de junho, 1.523 pessoas morreram pela covid-19 no Estado de São Paulo. Em um intervalo de quatro semanas, entre as duas últimas semanas de março e duas primeiras de abril, o total de mortos havia sido de 976.

Mesmo assim, técnicos do governo afirmaram ver uma desaceleração da pandemia no Estado, uma vez que, porcentualmente, o crescimento desta semana foi menor do que o da semana anterior: entre 31 e 6 de junho, o aumento em relação à semana anterior foi de 20,26%. Na semana entre 7 e 13 de junho, o aumento foi de 16,81%. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: