Estado vai receber mais 50.200 doses de vacina e começar a imunizar idosos de 75 a 79 anos esta semana
Escute essa reportagem

O Espírito Santo irá receber mais 50.200 doses de vacina contra a Covid-19 até quinta-feira (11) e o grupo de até 79 anos será o próximo a receber a imunização. Atualização: Durante a tarde desta terça (9), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que as doses chegam ainda na noite desta terça.
A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira (9) pelo governador Renato Casagrande. "Está previsto para o ES receber mais 50,2 mil doses de vacina até quinta-feira. Com esse novo lote concluiremos a vacinação de pessoas de 80 a 84 anos e assim daremos início a vacinação do grupo de 75 a 79, em alguns municípios", publicou em uma rede social.
O lote será do imunizante Coronavac, do Instituto Butantan. Com a reserva de segundas doses, seria suficiente para imunizar 25.100 pessoas.
Em entrevista após reunião com governadores, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou ontem que mais 2,5 milhões de doses de imunizantes fabricados pelo Instituto Butantan seguem para os estados brasileiros até o final desta semana.
A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, afirmou que o Ministério da Saúde estabeleceu um calendário para envios semanais de vacinas neste mês.
“A previsão é que as entregas sejam feitas sempre entre a quarta e a quinta-feira de cada semana”.
De acordo com Danielle Grillo, a entrega nesta semana vai permitir que seja vacinado o restante do grupo entre 80 e 84 anos, já que faltam 8.760 doses para imunizar a todos as 44.963 pessoas dessa faixa.
Outra parte pequena deve ir para profissionais da saúde, e o restante, para os idosos com mais de 75 anos. No Estado, eles são 66.902 ao todo.
“Caso as doses cheguem na quarta-feira (amanhã) pela manhã, na parte da tarde a gente começa a distribuição para municípios da Grande Vitória e, no dia seguinte, para as regionais fora da região metropolitana”, pontuou.
A coordenadora reforçou que as segundas doses para a vacinação com a Coronavac estão sendo reservadas até o momento, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.
Fundão já começou a imunizar com a primeira dose quem tem acima de 75 anos de idade. A vacinação está sendo em domicílio, sem a necessidade de agendamento.
O município recebeu 901 doses da vacina e já aplicou um total de 745 doses, sendo 331 em profissionais da saúde e idosos.
Comentários