Estado vai fiscalizar vacinação contra a Covid-19
As secretarias estaduais de Controle e Transparência e da Saúde vão fiscalizar a aplicação das doses da vacina contra a Covid-19 nos municípios.
O objetivo da auditoria é “acompanhar o processo de imunização desde as condições de acondicionamento e distribuição das doses até a verificação da observação dos grupos prioritários definidos a cada fase do Plano Nacional de Imunização”.
O trabalho será feito por meio da aplicação de questionário a todos os municípios e visitas – definidas por amostragem – aos locais de vacinação.

O questionário vai coletar dados como a existência de normas para acondicionamento e transporte da vacina e os procedimentos adotados em caso de perda das doses ou de vacinação fora do grupo prioritário.
Também serão checados os critérios para a distribuição das vacinas para os postos de saúde, o controle dos estoques e a transparência nas informações.
“Já as visitas aos postos de vacinação têm o objetivo de acompanhar as condições de armazenamento, distribuição e aplicação da vacina, além de conferir se a fila de prioridades está sendo respeitada e verificar os meios disponibilizados para agendamento da imunização”, informaram as secretarias.
Além disso, “a auditoria também vai acompanhar a normatização, por parte dos municípios, de punições para servidores que recebam ou apliquem indevidamente as vacinas fora dos grupos prioritários”.
Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp