Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Estado vai fiscalizar vacinação contra a Covid-19

| 08/03/2021 11:25 h

As secretarias estaduais de Controle e Transparência e da Saúde vão fiscalizar a aplicação das doses da vacina contra a Covid-19 nos municípios.

O objetivo da auditoria é “acompanhar o processo de imunização desde as condições de acondicionamento e distribuição das doses até a verificação da observação dos grupos prioritários definidos a cada fase do Plano Nacional de Imunização”.

O trabalho será feito por meio da aplicação de questionário a todos os municípios e visitas – definidas por amostragem – aos locais de vacinação.

Dose de vacina contra a Covid-19
Dose de vacina contra a Covid-19 |  Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

O questionário vai coletar dados como a existência de normas para acondicionamento e transporte da vacina e os procedimentos adotados em caso de perda das doses ou de vacinação fora do grupo prioritário.

Também serão checados os critérios para a distribuição das vacinas para os postos de saúde, o controle dos estoques e a transparência nas informações.

“Já as visitas aos postos de vacinação têm o objetivo de acompanhar as condições de armazenamento, distribuição e aplicação da vacina, além de conferir se a fila de prioridades está sendo respeitada e verificar os meios disponibilizados para agendamento da imunização”, informaram as secretarias.

Além disso, “a auditoria também vai acompanhar a normatização, por parte dos municípios, de punições para servidores que recebam ou apliquem indevidamente as vacinas fora dos grupos prioritários”.
 

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS