Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Estado vai comprar mais 250 mil testes de Covid e quer "testagem em massa"

| 26/02/2021 18:05 h | Atualizado em 26/02/2021, 18:23

Sesa prepara aquisição de equipamento para identificar novas cepas do coronavírus
Sesa prepara aquisição de equipamento para identificar novas cepas do coronavírus |  Foto: Divulgação/ Sesa

Com o número de casos e de mortes causadas pela Covid-19 em fase de estabilidade, o governo do Estado quer investir na testagem em massa da população para evitar que as estatísticas da doença voltem a subir.

Para ampliar a quantidade de exames, o governador Renato Casagrande anunciou em pronunciamento pelas redes sociais, no início da noite desta sexta-feira (26), que vai comprar 250 mil testes de antígeno para detectar a presença do coronavírus no organismo de pessoas com suspeita de infecção. 

O teste de antígeno funciona de forma parecida com o RT-PCR, onde é coletada uma amostra de secreção do paciente, com a ajuda de um cotonete, mas a diferença é que o resultado desse exame fica pronto em até 30 minutos - no caso do PCR, isso leva alguns dias.

Nesta semana, o Estado também recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) 62 mil testes de antígeno e que começarão a ser distribuídos aos municípios a partir da próxima semana, segundo Casagrande. 

"A gente quer testar em massa a população. Todo mundo que tem sintomas, a gente quer testar. A gente quer que as unidades de saúde e as UPA's tenham esses testes para que a gente poder, de fato,  isolar as pessoas que estão com o vírus e as pessoas que tiveram contato com pessoas com o vírus. Esse isolamento é fundamental", afirmou o governador. 

Além dos testes, o governo também vai distribuir 4 mil oxímetros aos municípios capixabas.

"Nosso Estado está estabilizado e temos que evitar que ele caminhe para uma situação de maior gravidade, como estamos vendo em mais 20 estados", disse Casagrande. 

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS