X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Estado pode ter todas as microrregiões em "risco muito baixo" em novembro

Previsão foi apontada pelo secretário de Estado da Saúde, diante do avanço da vacinação


O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, apontou uma previsão de que todas as microrregiões do Espírito Santo devem ser classificadas como "risco muito baixo" ainda no mês de novembro. A previsão foi elaborada diante do avanço da vacinação em todos os municípios do Estado, além da ampla oferta de vacinação e testagem.

Segundo o secretário, o Estado alcançou 95% da população adulta (com mais de 18 anos) vacinada com a primeira dose ou dose única

A classificação de "risco muito baixo" foi criada em outubro, pelo Governo do Estado e entrará em vigor a partir de 8 de novembro. No Mapa de Risco, divulgado semanalmente, será representada pela cor "Azul". E, diferente das outras classificações, as medidas serão aplicadas para uma microrregião do Estado e não por cidade.

 

Imagem ilustrativa da imagem Estado pode ter todas as microrregiões em "risco muito baixo" em novembro
Exemplo de microrregião em "risco muito baixo" no Estado |  Foto: Divulgação / Governo do Estado

A microrregião (veja a lista ao final da reportagem) deverá atender a quatro fatores, sendo três deles ligados diretamente à vacinação da população contra a covid-19.

As metas são 80% da população adulta (com mais de 18 anos) vacinada com duas doses; 90% dos adolescentes (12 a 17 anos) imunizados com uma dose; e 90% da população com mais de 60 anos imunizada com três doses da vacina. Além disso, cada cidade da microrregião deverá ofertar um ponto livre de testagem da população.

De acordo com o Governador Renato Casagrande, em coletiva concedida no início de outubro, a região que entrar na classificação de "risco muito baixo" não voltará para as classificações "mais altas", a menos que haja uma nova onda de contágio da doença.

Outra novidade do "risco muito baixo" é a liberação de público para shows e eventos. As cidades em "risco baixo" (da cor verde) poderão receber - a partir de 8 de novembro - público com até 50% da capacidade, limitado a 1.200 pessoas (para locais fechados). Para locais abertos, a autorização será de 50% da ocupação total.

Já para as cidades de risco muito baixo, a liberação para a capacidade de ocupação do público ficará a cargo do Corpo de Bombeiros.


SAIBA MAIS
Veja abaixo como estão distribuídas as microrregiões do Estado


Metropolitana - Cariacica, Serra, Viana, Vitória, Vila Velha, Fundão e Guarapari.

Central Serrana - Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa.

Sudoeste Serrana - Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante.

Litoral Sul - Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Piúma, Itapemirim, Rio Novo do Sul, Marataízes e Presidente Kennedy.

Centro Sul - Cachoeiro de Itapemirim, Vargem Alta, Castelo, Atílio Vivacqua, Mimoso do Sul, Muqui e Apiacá.

Caparaó - Jerônimo Monteiro, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Muniz Freire, Irupi, São José do Calçado, Alegre, Bom Jesus do Norte, Iúna e Ibatiba.

Rio Doce - Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Rio Bananal e Sooretama.

Centro-Oeste - Alto Rio Novo, Baixo Gandu, Colatina, Pancas, Governador Lindenberg, Marilândia, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Vila Valério e São Roque do Canaã.

Nordeste - Conceição da Barra, Pedro Canário, São Mateus, Montanha, Mucurici, Pinheiros, Ponto Belo, Jaguaré e Boa Esperança.

Noroeste - Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Mantenópolis, Vila Pavão, Águia Branca e Nova Venécia.

Fonte: LEI Estadual nº 11.174

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: