Estado adota intervalo de quatro meses entre 2ª e 3ª dose contra covid
Já os pacientes imunossuprimidos receberão a quarta dose da vacina
Siga o Tribuna Online no Google
O Estado adotou, a partir desta segunda-feira (20), o intervalo de quatro meses entre a segunda dose e a dose de reforço contra a covid-19 para a população com idade entre 18 e 59 anos. A decisão segue a orientação do Ministério da Saúde, por meio da Nota Técnica Nº 65/2021
A orientação é válida também para os cidadãos que tomaram a vacina da Janssem, em dose única, que poderão tomar a dose de reforço com quatro meses.
Para os cidadãos com idade acima de 60 anos, o intervalo entre a D2 e D3 já era de quatro meses. Já para pacientes imunossuprimidos, o intervalo entre as doses é de 28 dias.
"A nova atualização é, segundo o órgão federal, embasada em estudos sobre a ampliação da resposta imune com doses adicionais de vacinas contra a Covid-19, considerando também o cenário epidemiológico da pandemia em demais países, com aumento de casos e óbitos relacionados, principalmente, à baixa cobertura vacinal e ao surgimento da variante Ômicron, que já apresenta transmissão comunitária em São Paulo", explicou a Secretaria de Estado da Saúde, por meio de nota.
No Espírito Santo, segundo a Plataforma Vacina e Confia, 802.219 capixabas nesta faixa etária já estão aptos a receber a dose de reforço. Pouco mais de 160 mil pessoas, entre 18 e 59 anos, já receberam esta dose.
Quarta dose
Outra orientação da Secretaria de Estado da Saúde é para o público imunossuprimido, que irá receber a quarta dose da vacina.
"Além do esquema primário completo (D2 ou DU) e a dose adicional após 28 dias, os imunossuprimidos deverão receber a dose de reforço após quatro meses de aplicação da dose adicional, se for público de 18 a 59 anos, e de três meses para idosos acima dos 60 anos", explicou a secretaria.
Comentários