X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Escolas comemoram 100% dos professores vacinados contra Covid

| 13/07/2021 15:17 h | Atualizado em 13/07/2021, 15:55

O diretor e professor Fábio Portela (de camisa vermelha) e sua equipe comemoram a vacinação dos profissionais da escola
O diretor e professor Fábio Portela (de camisa vermelha) e sua equipe comemoram a vacinação dos profissionais da escola |  Foto: Antonio Moreira/AT
Com o avanço da imunização contra a Covid-19 dos professores e profissionais da educação no Estado, muitas escolas da Grande Vitória já estão com todos os professores vacinados com a primeira dose.

No UP Centro Educacional, todos os funcionários das unidades de Vila Velha e da Praia do Canto, Jardim da Penha e Jardim Camburi, em Vitória, já receberam a primeira dose.

Para o professor e diretor do UP, Fábio Portela, ter todo o corpo da escola imunizado é um alívio. “É um passo importantíssimo na sonhada retomada das aulas presenciais com todos os alunos na escola”.

Os professores Aline Gonring Bessevele e Pablo Atanes e a pedagoga Michelle Massariol também celebraram a conquista.

No Colégio Sagrado Coração de Maria de Vitória e no Darwin Vitória e Vila Velha, todos os funcionários estão vacinados com a 1ª dose. No Colégio Pio XII e nas redes municipais da Serra e de Cariacica, todos os professores já receberam a primeira dose.

As instituições, inclusive, já estão se preparando para a volta às aulas totalmente presenciais.

Atualmente, podem ocorrer aulas presenciais em todas as escolas, públicas e privadas, desde que seja seguido o distanciamento entre as carteiras, além das demais medidas sanitárias. Mas, ainda não é obrigatório o ensino presencial.

“Estamos prontos para voltar totalmente com as aulas presenciais, na torcida de que sejamos liberados pelos órgãos competentes para a retomada”, pontuou Portela.

De acordo com o vice-presidente do Sinepe, Eduardo Costa Gomes, praticamente todas as escolas associadas estão com 100% dos professores imunizados com a primeira dose. Sobre o retorno totalmente presencial, ele pontuou que as instituições estão preparadas.

“O que vemos é a necessidade de, ainda assim, continuarmos com o suporte remoto”, ressaltou.

Em entrevistas anteriores, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, disse que estuda a retomada da obrigatoriedade das aulas presenciais no segundo semestre. Na coletiva de ontem, ele citou, sem dar detalhes. “Entendemos que seja uma urgência na sociedade a retomada do ensino plenamente em todos os níveis, inclusive com a obrigatoriedade da presença dos estudantes”, afirmou.


SAIBA MAIS


Rede particular

  • No Colégio Sagrado Coração de Maria de Vitória, todos os funcionários estão vacinados com a 1ª dose. Sobre a retomada total, a escola informou que cumpre as orientações dos órgãos competentes.
  • O Centro Educacional Leonardo da Vinci informou que, desde março deste ano, funciona com as turmas 100% presenciais. Não há rodízio; só ficam em casa os alunos em que as famílias tiveram essa preferência.
  • No Darwin Vitória e Vila Velha, todos os professores e funcionários estão vacinados com a primeira dose. A instituição informou que, a partir de agosto, todas as turmas estarão com aulas presenciais.
  • Na Crescer PHD, boa parte da equipe já está totalmente vacinada. A escola informou que a imunização dos outros funcionários com a segunda dose do imunizante deverá ocorrer até o início de agosto.
  • No Colégio Pio XII, todos os professores já foram imunizados com uma dose e eles estão preparados para a retomada total. Os alunos estão sendo recebidos sem rodízio.

Rede pública

  • Em Cariacica, todos os professores da rede municipal receberam o imunizante antes da volta às aulas, segundo a prefeitura.
  • A Secretaria de Educação de Cariacica informou, ainda, que a retomada das atividades de forma 100% presencial acontecerá apenas quando os índices da pandemia estiverem controlados e com segurança atestada pelas autoridades de saúde.
  • No município, as aulas ocorrem de forma híbrida e as famílias e alunos podem escolher se continuam apenas com o ensino no sistema remoto ou se retornam para as escolas.
  • Na Serra, todos os professores do município já receberam a 1ª dose, e a previsão é de que até a primeira quinzena de agosto todos os estudantes terão voltado para as aulas presenciais, no modelo híbrido. Atualmente, só os grupos 2 e 3 da educação infantil não retomaram e seguem apenas com aulas remotas.
  • Em Vila Velha, a prefeitura informou que as aulas estão ocorrendo em sistema híbrido e com rodízio de turmas, e que o fim do escalonamento está sendo estudado e analisado com muita cautela.
  • Em Vitória, 97% dos profissionais que atuam nas escolas receberam a 1ª dose. Na educação infantil, os grupos 5 e 6 estão presencialmente nas escolas, sem revezamentos. No ensino fundamental, do 1º ao 9º ano, há revezamento entre os grupos azul e laranja. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o revezamento ocorre apenas nas turmas em que é necessário. No caso dos estudantes em que as famílias optarem por permanecerem no ensino remoto, eles são atendidos por atividades e conteúdos na plataforma AprendeVix ou roteiros de estudos impressos.
Fonte: Prefeituras e instituições citadas.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS