X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

"É muita revolta, tanta gente precisando", diz moradora que registrou vacinação às escondidas em BH


Os vídeos que registram pessoas sendo vacinadas contra a Covid-19, à noite, no pátio de uma empresa em Belo Horizonte, foram registrados por um grupo de vizinhos que moram em uma rua próxima ao local, no bairro Alto Caiçaras, e que foram os responsáveis pela denúncia anônima à Polícia Militar.

O caso da vacinação às escondidas foi revelado na quarta-feira (24) pela revista piauí que afirma que um grupo de empresários e políticos de Minas Gerais, a maioria ligada ao setor de transportes, teria pago R$ 600 pelas duas doses do imunizante da Pfizer.

Eles teriam adquirido a vacina por iniciativa própria, sem fazer doações ao SUS, como previsto em lei até então – uma decisão da Justiça federal derrubou a obrigatoriedade das doações por entidades privadas nesta quinta, mas cabe recurso. Ainda segundo a revista, cerca de 50 pessoas receberam a primeira dose na vacinação em BH.

O Ministério Público Federal em Minas Gerais abriu procedimento para apurar o caso e a PF abriu inquérito. A Pfizer, por meio de nota, negou "qualquer venda ou distribuição da sua vacina contra a Covid-19" fora do âmbito do Programa Nacional de Imunização" e afirma que seu imunizante não está disponível em território brasileiro.

Uma das pessoas que testemunhou a vacinação às escondidas, na terça-feira, é uma mulher que perdeu o emprego depois que o hotel onde trabalhava como camareira fechou na pandemia. Ela prefere não se identificar por temer represálias.

Sem receber auxílio emergencial, ela disse ter ficado revoltada com o episódio. Os pais dela só terão acesso ao imunizante a partir desta sexta-feira, pelo cronograma por faixa etária divulgado pela prefeitura de BH.

"Eu preciso voltar a trabalhar, estou desempregada. Os bonitões ficam vacinando e os que precisam mesmo, não tem como. É muita revolta, tanta gente precisando. Isso quer dizer que só quem tem dinheiro, tem poder pode ter direito à vacina? E os pobres, os que precisam?", disse ela à reportagem.

As imagens foram divulgadas pelo portal R7 e outros veículos de comunicação durante o dia.

A filha dela, de 16 anos, que registrou alguns dos vídeos, conta que a mulher de jaleco branco que aplicava as doses percebeu que estava sendo filmada depois de um tempo e fez um gesto com o dedo do meio erguido na direção da casa onde a família estava. Ela não conseguiu registrar a imagem.

Imagem ilustrativa da imagem "É muita revolta, tanta gente precisando", diz moradora que registrou vacinação às escondidas em BH
Dose de vacina contra a Covid-19 |  Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

Outro vídeo registrado pela jovem, de menos de um minuto, mostra a mulher de jaleco aplicando uma injeção e o pátio lotado de carros com as luzes acesas. No registro policial, foi apontado que havia cerca de 25 veículos no local.

Segundo os moradores, foi o fluxo intenso de carros, por volta das 19h30, que chamou a atenção. O pátio da empresa, que pode ser avistado quase inteiramente das casas, não costuma ter movimento, especialmente nesse horário.

Por volta das 19h50, eles chamaram a Polícia Militar para denunciar o fato, e a vacinação prosseguiu. A onda roxa, fase mais restritiva do plano do governo de Minas para retomar atividades na pandemia, impositiva a todo estado e adotada em Belo Horizonte, prevê toque de recolher entre 20h e 5h.

Ainda de acordo com relatos dos moradores, a viatura da Polícia Militar só chegou por volta das 20h40. Eles dizem que dois carros estavam deixando a empresa, um veículo branco e um preto, e nenhum foi abordado.

Segundo uma moradora, os policiais alegaram não terem parado os veículos por não terem mandado para tal.

O registro policial da ocorrência aponta hora da comunicação às 19h51 e diz que a ocorrência foi encerrada às 23h36. Nele, os policiais dizem que foram recebidos por duas pessoas que se identificaram como seguranças e relataram que houve "uma pequena reunião dos diretores da empresa, mas que todos já haviam deixado o local".

O registro também diz que os policiais entraram na empresa junto com a Guarda Municipal, um fiscal de atividade urbana e controle ambiental e outro da Vigilância Sanitária, mas que nada foi constatado. A pessoa que se apresentou aos policiais como sendo autora da denúncia anônima disse que encaminharia os vídeos à Secretaria Municipal de Saúde.

A secretaria disse não ter recebido oficialmente os vídeos. A pasta também afirma que, depois de "minuciosa inspeção feita pela Vigilância Sanitária" e por não terem sido encontradas evidências no local durante a vistoria, não há amparo legal para ações da prefeitura.

No endereço registrado na ocorrência, não há placas ou identificação externa da empresa. Um funcionário disse à reportagem que ali funciona a Cia Coordenadas, pertencente à Saritur. Por mapas, o local é indicado como Companhia Atual de Transportes.

Caminhões no pátio continuam o adesivo da Coordenadas e funcionários vestiam uniforme com a logomarca da Saritur nas costas, na tarde de quinta.

A assessoria da Saritur, porém, nega que a Coordenadas pertença ao grupo. A reportagem não conseguiu contato com a Coordenadas até esta publicação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: