Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Covid: Laboratório diz a governadores que prevê produzir 8 milhões de vacinas por mês

| 02/03/2021 16:23 h | Atualizado em 02/03/2021, 16:41

Frasco da Sputnik V, a vacina russa contra a Covid-19
Frasco da Sputnik V, a vacina russa contra a Covid-19 |  Foto: Sputnik V/Divulgação
Oito governadores de Estados fizeram uma visita à fábrica da União Química, responsável pela produção da vacina Sputinik V, da Rússia, que imuniza contra a covid-19. Durante o encontro, o laboratório confirmou que terá capacidade de produzir oito milhões de doses da vacina, por mês, a partir de abril deste ano.

O principal objetivo foi avaliar a capacidade do laboratório em produzir vacinas contra a covid, em larga escala, para ampliar a oferta de imunizantes para proteger os brasileiros. Atualmente, duas vacinas estão liberadas e sendo aplicadas no Brasil: a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com farmacêutica chinesa Sinovac, e o imunizante produzido pela Universidade de Oxford/ Astrazeneca, da Índia, importada pela Fiocruz.

Os governadores se colocaram à disposição para comprar as doses produzidas pela União Química, para que a Sputnik V seja incorporada ao Plano Nacional de Imunização (PNI). O Ministério da Saúde, no entanto, declarou que irá comprar toda a produção e repassar aos Estados. 

"A Sputnik V tem capacidade de ofertar 10 milhões de doses nos meses de março e abril. E a partir de abril, o laboratório tem condições de produzir oito milhões de doses por mês. Somadas às vacinas do Butantan e Fiocruz, podemos acelerar o PNI. Esse é o nosso intuito com a visita", afirmou Casagrande.

Governadores durante visita nesta terça
Governadores durante visita nesta terça |  Foto: Vera Canfran / GovernoES
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS