Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Covid: 770 passageiros testaram positivo nos terminais do Transcol

| 03/08/2021 14:32 h | Atualizado em 03/08/2021, 15:22

Passageiros são atendidos em terminal para realização do teste de Covid. Em 3 dias, 442 pessoas fizeram o exame
Passageiros são atendidos em terminal para realização do teste de Covid. Em 3 dias, 442 pessoas fizeram o exame |  Foto: Beto Morais/ AT

Desde o início da estratégia de testagem de antígenos e RT-PCR nos terminais do Transcol e no aeroporto de Vitória, em junho deste ano, 11.107 pessoas se voluntariaram para fazer os exames. Desse total, 770 testaram positivo para a covid-19. 

A informação foi divulgada pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante coletiva de imprensa, na tarde desta terça-feira (3). De acordo com ele, a testagem em massa é importante para o controle da pandemia da Covid-19 no Estado.

"A capacidade de, neste momento, ofertar ampla quantidade de testes RT-PCR permite qualificar a ruptura da cadeia de transmissão de casos positivos tanto de pessoas não vacinadas quanto de pessoas vacinadas. Existe um erro na comunicação e na percepção das pessoas em considerar que por estarem vacinados com a primeira ou com a segunda dose, sintomas respiratório podem não estar associados à Covid-19", afirmou Nésio.

O secretário ainda ressaltou que a testagem em massa deve persistir, mesmo no momento de ampla cobertura vacinal.

"Nós temos uma primeira geração de vacinas seguras e eficazes, capazes de reduzir a mortalidade, no entanto que ainda permitem que as pessoas se infectem e que evoluam em sua grande maioria a quadros leves da doença. Por isso que, mesmo vacinado, se houver qualquer sintoma suspeito ou até mesmo uma dúvida de ter tido contato com alguém com covid, essa população pode e deve procurar qualquer um dos pontos de testagem, disponíveis no SUS", disse. 

Nésio ainda relembrou que o ponto de testagem do aeroporto de Vitória é aberto à população, além de funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Testagem em escolas 

Na mesma coletiva de imprensa, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, anunciou que receberam o resultado dos primeiros 120 testes, realizados nas escolas de Viana, e que nenhum resultado deu positivo para a covid. "Isso é muito importante para a tranquilidade da comunidade escolar", comemorou Reblin.

A testagem da comunidade escolar foi divulgada pelo secretário da Saúde, Nésio Fernandes, na última coletiva de imprensa, realizada no dia 26 de julho.

Sobre o resultado, o secretário da Saúde, Nésio Fernandes afirmou: "Nós esperamos sim encontrar resultados positivos dentro da comunidade escolar. Justamente a testagem em massa dessa comunidade é para retirar do ambiente escolar qualquer risco de transmissão e contágio comunitário que pode ser alcançado lá. Nós queremos tornar cada vez mais o ambiente escolar em um ambiente seguro, para que nossos trabalhadores e nossas crianças tenham todas as garantias dos direitos relacionados com o acesso à educação". 

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS