Covid: 45 mil pessoas estão com segunda dose da vacina em atraso no Estado
Escute essa reportagem
O Espírito Santo tem cerca de 45 mil pessoas com segunda dose da vacina contra a Covid19 em atraso.
O dado foi apresentado durante coletiva da Secretaria de Saúde (Sesa) na tarde desta segunda-feira (19) para atualizar as informações referentes ao combate a pandemia no Estado.
O subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Luiz Carlos Reblin, comentou que, com base nos dados da plataforma de agendamentos Vacina e Confia, existem pessoas com segunda dose de AstraZeneca e Coronavac em atraso.
"Com este novo modelo, a gente sabe que temos 45 mil pessoas que estão em atraso com a segunda dose de AstraZeneca e Coronavac", disse o subsecretário.
Reblin orienta ainda que as pessoas que estão com o cartão de vacinação atrasado devem procurar, junto ao município onde moram, a data de agendamento para completar o esquema vacinal.
Vacina e Confia
O subsecretário ainda ressaltou a importância do portal Vacina e Confia, criado pelo Governo do Estado para simplificar o acesso da população às vagas disponíveis para imunização.
"Já temos experiências muito positivas com municípios elogiando porque permite o monitoramento muito mais próximo", comemorou.
Reblin ainda comenta que, a partir desta segunda-feira (19), o município de Cariacica passa a usar a plataforma para agendar vacina contra Covid. Outros 13 municípios do Estado também já fazem uso do portal.
O subsecretário orienta ainda que a população faça o cadastro na plataforma, mesmo que o município onde mora ainda não faça parte do sistema.
"O cidadão capixaba pode se cadastrar independente se o município faz agendamento por este portal ou não. A partir do cadastro você pode emitir, por exemplo, o seu certificado de vacinação e acompanhar uma série de informações que estão disponíveis ali. Nosso interesse é transformar este portal naquele que vai permitir, daqui para diante, o agendamento dessa e de outras vacinas", ressaltou.
Comentários