X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Covid-19: Idosa de 81 anos toma uma dose de cada fabricante de vacina


A aposentada Zélia Firmino, 81 anos, moradora de São José dos Campos, já tomou as duas doses da vacina contra a Covid-19. Seria motivo de comemoração caso a família não estivesse apreensiva pelo fato de que Zélia tomou a primeira dose da vacina de um fabricante e a segunda, de outro.

Apesar de sentir-se bem, sem nenhum sintoma adverso, os familiares questionam a real imunização da idosa e os procedimentos que devem ser tomados para garantir a saúde e proteção de Zélia. De acordo com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), fabricante brasileira da vacina AstraZeneca/Oxford, a aposentada não pode ser considerada devidamente imunizada.

No dia 15 de fevereiro, Zélia recebeu a primeira dose do imunizante da AstraZeneca/Oxford, na UBS do Jardim Paulista. Em 9 de março, quando a Prefeitura da cidade convocou os idosos para receber a segunda dose, a aposentada seguiu para o CEFE (Centro de Formação do Educador), onde funciona um drive thru, e tomou a segunda dose da Coronavac, do Instituto Butantan.

A sobrinha da aposentada, Tereza Cristina Félix, 60 anos, disse que a família foi informada sobre o erro assim que Zélia tomou a vacina. "Meu filho levou minha mãe e minha tia para tomarem a segunda dose. Assim que aplicaram na minha tia, viram que tinha sido a vacina errada e comunicaram meu filho sobre o ocorrido. Pediram que comunicássemos qualquer tipo de reação e que nos informariam como proceder posteriormente", disse.

A sobrinha também afirmou que funcionários da Saúde entram em contato com a família e com a tia frequentemente para monitorar o caso. A assistência, porém, não deixa os familiares tranquilos. "Estão analisando para saber se ela vai tomar uma segunda dose e qual vai ser. Não prestaram atenção, acho que queriam ir embora mais cedo. Agora não sabemos o que fazer."

De acordo com a Fiocruz, indivíduos que iniciaram a vacinação deverão completar o esquema com a mesma vacina. Por meio de nota, a Fundação informou que de acordo com o plano nacional de operacionalização da vacinação contra Covid-19, quem tomar duas vacinas diferentes deverá ser notificado como um "erro de imunização" e "serem acompanhados com relação ao desenvolvimento de eventos adversos e falhas vacinais. Esses indivíduos não poderão ser considerados como devidamente imunizados, no entanto, neste momento, não se recomenda a administração de doses adicionais de vacinas Covid-19".

O Instituto Butantan, fabricante da Coronavac, informou que não há estudos sobre o uso da vacina em pessoas que tomaram outros imunizantes.

A Secretaria municipal de Saúde de São José dos Campos informou que está monitorando o estado de saúde da idosa e que até o momento não foi registrada nenhuma reação adversa. A Secretaria também afirmou que apura possíveis falhas na vacinação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: