X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Contaminação de idosos em asilos aumenta 67%


Imagem ilustrativa da imagem Contaminação de idosos em asilos aumenta 67%
Idoso teve contato com familiar que testou positivo |  Foto: CADU ROLIM/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Monitoramento da equipe do Centro de Apoio Cível e Defesa da Cidadania do Ministério Público do Estado indicou que em uma semana houve um crescimento de 67,5% do número de casos de contaminação pela Covid-19 entre idosos residentes em Instituições de Longa Permanência de Alfredo Chaves, Aracruz, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.

No período de 22 e 29 de maio, o total de idosos infectados passou de 40 para 67. O maior aumento foi registrado na Serra, com um salto de 4 para 15 casos. Em Vila Velha, o total passou de 11 para 22. Na capital, foram identificados 20 idosos com a Covid-19 entre 16 de abril e 22 de maio. O total chegou a 25 na última semana do mês passado.

De 22 a 29 de maio houve ainda 16 mortes de idosos, um aumento de 33,3%, registrados em Vitória (8), Vila Velha (3), Serra (3), Aracruz (1) e Alfredo Chaves (1). Na semana anterior, foram 12 mortes.

Após receber as informações, o MPES aciona governo e prefeituras para que adotem medidas necessárias. Paralelamente, exige a apresentação de um Plano de Contingência de cada instituição, com ações preventivas para minimizar os riscos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória informou que realiza o monitoramento epidemiológico da situação de saúde dos idosos residentes nas nove instituições. Disse ainda que no momento existem 13 pessoas idosas com sintomas respiratórios aguardando o resultado dos exames.

O município criou um plano de ações que vem sendo executado e que traz cuidados com limpeza, higiene do local, capacitação para coleta de exame para Covid.

A Secretaria de Saúde da Serra garante que está realizando ações para cuidar com eficiência dos idosos, entre outras medidas. Informou ainda que vai notificar os familiares responsáveis pela internação das condições das instituições e dos cuidados e enviar uma cópia ao Ministério Público.

Já a Prefeitura de Vila Velha diz que os dados atuais apontam para outros resultados alcançados, inclusive com o controle de surto em uma das 25 instituições do município onde teve ocorrência de quatro óbitos nas últimas semanas. Assegura ainda que mantém o monitoramento diário nessas instituições.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: