X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Cerca de 10% da população global já contraiu novo coronavírus, diz OMS

| 05/10/2020 17:05 h

Cerca de 10% da população global contraiu o novo coronavírus desde o início da pandemia, afirmou nesta segunda (5) Michael Ryan, diretor-executivo da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Imagem ilustrativa da imagem Cerca de 10% da população global já contraiu novo coronavírus, diz OMS
O número, citado a partir das "melhores estimativas atuais", segundo Ryan, corresponderia a 780 milhões de infecções, mais de 20 vezes os 35 milhões de casos registrados, segundo a Universidade Johns Hopkins (EUA).

"Isso varia conforme o país, varia do urbano ao rural, varia conforme os grupos", afirmou o diretor em reunião do Conselho Executivo da entidade.

Uma compilação de estudos disponíveis na Europa até 30 de junho (antes que a segunda onda de contágio começasse), feita pela ECDC (agência de controle de doenças transmissíveis), mostrava resultados que variavam de 1% da população, na Finlândia, a 42% em Ischgl, vilarejo austríaco que viveu um dos primeiros surtos da doença no continente.

O estudo é a maior pesquisa populacional em andamento no mundo a estimar a prevalência de coronavírus
O estudo é a maior pesquisa populacional em andamento no mundo a estimar a prevalência de coronavírus |  Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado
"Mas o que isso significa é que a grande maioria do mundo continua em risco", afirmou Ryan.

O diretor se disse preocupado com o crescimento de surtos no sudeste da Ásia e a alta no número de casos e de mortes na Europa e no Oriente Médio.

"Estamos entrando em um período difícil. A doença continua se espalhando", afirmou Ryan.

Na semana passada, o mundo registrou 1 milhão de mortes por Covid-19, quase 210 mil delas nos Estados Unidos. O Brasil foi o segundo país com maior número de óbitos causados pelo novo coronavírus: mais de 145 mil na última sexta (2).

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS