147 mil não completaram a imunização contra a covid
Escute essa reportagem
O Espírito Santo tem cerca de 147 mil pessoas com segunda dose da vacina contra a covid-19 em atraso.

O dado foi apresentado durante coletiva da Secretaria de Saúde (Sesa) na tarde desta segunda-feira (16) para atualizar as informações referentes ao combate a pandemia no Estado.
O subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Luiz Carlos Reblin, ressaltou a importância de completar o esquema vacinal.
"Na medida em que nós protegemos uma determinada população, ela ajuda a proteger quem não tomou a vacina. Mas para isso, é preciso tomar as doses inteiras. Nós temos hoje 147 mil pessoas que deixaram de tomar a segunda dose", comentou Reblin.
Reblin ressalta ainda que a primeira dose faz uma proteção inicial e ativa o sistema imunológico, mas a segunda é que consolida a resposta imunológica do organismo.
O subsecretário orienta ainda que as pessoas que estão com o cartão de vacinação atrasado devem procurar, junto ao município onde moram, a data de agendamento para completar o esquema vacinal.
Viana Vacinada
Reblin destaca ainda que cerca de 7 mil pessoas ainda não receberam a segunda dose do estudo Viana Vacinada.
O projeto aplicou meia dose da vacina AstraZeneca em 20.322 participantes com idades entre 18 a 49 anos durante o mês de junho. Apesar disso, há previsão da aplicação de doses em moradores que precisam completar o esquema vacinal.
Comentários