Voluntários ensinam Bíblia e higiene bucal a crianças no Sertão
Professores e profissionais de saúde levam histórias bíblicas, atendimento odontológico e educação em higiene bucal a crianças do Sertão.
A programação das Missões Sertão também é pensada para alcançar as crianças. Membros da Igreja Cristã Maranata (ICM) que atuam como professores nas escolas bíblicas dominicais compõem a equipe de voluntários e levam material especial para falar do amor de Deus aos pequenos.
O diácono Edson Fernando conta que, na primeira Missão Sertão, eles visitaram uma comunidade no meio do rio São Francisco e, lá, uma professora deu uma aula para duas crianças, que comentaram que gostariam que os amigos ouvissem aquela mensagem.
“Combinamos, então, que eles iam chamar outras crianças e, em meia hora, faríamos outra aula. Em poucos minutos, havia mais de 15 crianças no local e foi uma bênção”.
Edson recorda que, em outra ocasião, os voluntários foram surpreendidos por um ônibus cheio de crianças. “Íamos cantar em uma praça, mas quando chegamos lá, não havia ninguém. Começamos a cantar assim mesmo e logo chegou um ônibus de uma escola que levava as crianças a um passeio. Reunimos várias delas e realizamos um minisseminário no local. A professora que conduzia as crianças comentou que conhecia a ICM da programação da TV Maanaim e que não sabia que havia uma igreja na cidade”.
Histórias bíblicas para acolher e acalmar crianças
A dentista Mariana Oliveira, de 29 anos, relata um momento em que a atenção especial dada às crianças fez a diferença em um atendimento.
“Na segunda Missão Sertão, entrou no consultório um menino com muito medo. Eu falei a ele sobre a história de Davi e Golias. Disse que, apesar de Davi ser pequeno, era muito corajoso e venceu o gigante. Afirmei que ele poderia ser como Davi: forte e corajoso e que conseguiria me deixar ver seus dentes. Ele, então, me permitiu realizar o procedimento. A mãe ficou maravilhada e declarou que ali havia ocorrido uma operação de Deus”.
Saúde bucal com aprendizado lúdico e bonecos
Uma das frentes de atuação dos voluntários é a educação em saúde bucal, especialmente voltada às crianças. São realizadas atividades educativas em escolas e em outros locais com concentração de crianças, com orientações sobre escovação e prevenção de doenças bucais.
Para chamar a atenção dos pequenos e ensinar de forma lúdica, são utilizados bonecos de pelúcia.
“É muito gratificante ver a atenção e a participação das crianças. Esse momento da educação em higiene bucal é sempre marcante para mim”, afirma Mariana.
Experiências marcantes nas Missões Sertão
Louvor toca visitante durante culto
Durante uma Missão Sertão, uma instrumentista, ao conversar com um irmão, comentou que achava que não tocava bem. No mesmo dia, um senhor cego foi ao culto, se quebrantou durante os louvores e perguntou qual era o instrumento lindo, tocado com perfeição.
Ele estava se referindo ao violino dessa voluntária. Ela apresentou o instrumento a ele e ambos receberam uma bênção.
Cardiopatia grave identificada em bebê
Um bebê de 2 meses de vida, acompanhado dos pais, foi atendido pelo pediatra na cidade de Carinhanha (BA) durante a Missão Sertão. Ao examinar a criança, o pediatra a encaminhou com urgência ao cardiologista da equipe, que sempre leva seu equipamento portátil de ultrassom cardíaco.
O cardiologista constatou uma anomalia grave no coração do bebê, o que exigiu o encaminhamento urgente a um centro de referência em cardiologia. O bebê foi removido para um hospital em Salvador, a quase 800 quilômetros de distância.
O pai declarou, posteriormente, que, se não fossem Deus e a Igreja Cristã Maranata, seu filho não estaria mais vivo.
“Ainda há tempo!”: mensagem muda decisão
Durante um atendimento odontológico, a equipe conheceu um homem que frequentava uma igreja, mas não havia se definido na fé. Antes de ele entrar no consultório, em um momento de oração, o Senhor mostrou que um homem chegaria sem esperança e mandava dizer a ele: “Ainda há tempo!”.
Depois de conversarem um pouco na consulta, os voluntários transmitiram a ele a mensagem “Ainda há tempo!”. Ele e a esposa se quebrantaram e o homem reconheceu a Jesus como seu único e suficiente Salvador”.
Casa na rua número 5
Em uma das vigílias de preparo para a Missão, o Senhor mostrou que os irmãos evangelizavam na Rua 5 e que, em um sobrado acima de um ponto comercial, havia uma mulher que ouviria os louvores e receberia uma bênção da libertação.
Os voluntários nunca tinham estado naquela cidade e, por meio de um aplicativo, localizaram a Rua 5 e o ponto comercial próximo à igreja local. Na evangelização, eles foram ao lugar e, ao cantarem, uma mulher desceu quebrantada. Ela recebeu oração e a libertação do Senhor.
Modelo pode chegar a diferentes regiões do Brasil
A experiência adquirida nas Missões Sertão, Acre e Amazônia permite que o modelo de assistência social e evangelização seja desenvolvido em diferentes regiões do País, de acordo com as necessidades identificadas e com o planejamento da Missão Internacional Cristã Maranata (MICM).
A região que receberá a próxima Missão está sendo avaliada. “Estamos verificando as necessidades das igrejas locais e de comunidades carentes que possam ser alvo dessa ação missionária”, explica o pastor João Cidade.
Sempre que uma nova missão é anunciada, membros da Igreja Cristã Maranata são convidados a atuar como voluntários nas equipes de assistência e de evangelização, e o número de interessados em participar é grande.
“Temos o cuidado de sempre colocar na mesma equipe pessoas que já têm experiência com as missões e aquelas que nunca foram. Assim, damos aos membros da igreja a oportunidade de viverem a Missão e, ao mesmo tempo, mantemos a dinâmica do trabalho”, destaca Cidade.