Teoria e Prática desde o início: Aluno Emescam se destaca na profissão
Um corpo docente altamente qualificado, uma proposta pedagógica consolidada e atual, e excelente infraestrutura
Escute essa reportagem

Um corpo docente altamente qualificado, uma proposta pedagógica consolidada e atual, e excelente infraestrutura. Essa é a fórmula de sucesso da EMESCAM, uma faculdade dinâmica e completa, onde o aluno estuda com nomes de referência na saúde e tem a oportunidade de aplicar seus conhecimentos nas salas de aula, nos laboratórios e nas unidades hospitalares próprias, um dos maiores diferenciais da instituição no mercado. Hoje, o aluno EMESCAM conta com a Santa Casa de Misericórdia de Vitória e a Maternidade Pró-Matre como hospital e maternidade de ensino, além dos convênios com a rede municipal e estadual de saúde que contemplam outros hospitais e unidades básicas de saúde.
Com a ampla oferta para aplicar os conteúdos ministrados em aula, a EMESCAM tem como grande diferencial a integração teoria-prática, desde o os períodos iniciais do curso. Os alunos têm contato desde cedo com os ambientes reais da área da Medicina, além de contarem com um Centro de Habilidades e Simulação Realística que promove treinamentos avançados, agregando inovação e qualidade ao método de ensino.
Hospitais próprios de ensino

Nenhuma Faculdade de Medicina em todo o Espírito Santo, além da EMESCAM, possui dois Hospitais de Ensino próprios. O que é motivo de grande expectativa para os estudantes que, assim que ingressam no curso, já se preparam para vivenciar o dia a dia de sua área de atuação.
“A prática começa no 3ª período, na disciplina de semiologia I, relacionada ao estudo dos sinais e sintomas das doenças humanas. Já no 5º período, começam a ter uma vivência constante nos hospitais. Os alunos aprendem a fazer uma boa anamnese e exame físico nos pacientes, acompanhados pelos professores”, relata a Professora Mestre Norma Lucia Santos Raymundo, Coordenadora de 1º ao 4º períodos do curso de Medicina da Emescam.
“A importância do hospital escola é tremenda, pois ele mostra o que realmente a medicina prega, que é o cuidado com o paciente. Então, ter um local onde você consegue colocar em prática tudo que aprende dentro da Emescam é muito importante. Você ter o convívio com o paciente, você poder ter acesso ao paciente de uma forma muito mais livre, do que se você realmente não estivesse num hospital-escola próprio”, afirma a aluna Luiza Handere Lorencini, do Internato - Atenção Primária à Saúde, da Emescam.
“Além disso, sempre que chegamos na Santa Casa tem um preceptor ou um médico muito disposto a ajudar, a ensinar, a estar do nosso lado, a realizar os procedimentos junto conosco. O hospital-escola na realidade vem para solidificar tudo que a gente aprende na Emescam e ele traz junto com essa vivência, uma experiência muito única, que é ter acesso a várias áreas no mesmo ambiente, sem precisar ficar migrando de um hospital para outro”, Relata Luiza.
Procedimentos atestam a credibilidade

A vivência hospitalar do aluno EMESCAM abrange desde as aulas práticas - com atendimento ambulatorial acompanhado pelo professor – até o contato próximo com uma equipe de especialistas de excelência, responsáveis por procedimentos de alta complexidade.
O Hospital Santa Casa de Vitória realiza, diariamente, procedimentos que demandam habilidade e precisão, como a rizotomia de ombro, procedimento inédito em redes particulares e também no SUS, no Espírito Santo. Neste procedimento, minimamente invasivo, foram utilizadas agulhas refrigeradas que alcançam a temperatura de 60°C, queimando os nervos sensitivos que conduzem o estímulo à dor.
Cirurgias como esta sinalizam a qualidade dos atendimentos da Santa Casa de Vitória, um hospital que possibilita, além dos mais de 80% de atendimentos via SUS, o grande potencial de aprendizado a que estão inseridos os alunos da EMESCAM. Um ambiente em que a prática é vivenciada diariamente em estágios e internatos.
Nova Unidade Santa Casa

Assim como o Hospital da Santa Casa de Vitória e a Maternidade Pró-Matre, o Hospital Dr. Arthur Gerhardt, da cidade de Domingos Martins, agora faz parte da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (ISCMV). Com a incorporação, os atendimentos já acontecem sob nossa gestão. No caminho para se tornar um hospital com o padrão Santa Casa de Vitória, o Hospital Dr. Arthur Gerhardt vem adotando um novo modelo de gestão, envolvendo colaboradores, o governo e a sociedade.
VEST 2023

A Emescam está com inscrições abertas, até o dia 20 de setembro de 2022, para o Vestibular de Medicina.
As provas acontecem em duas etapas. Na primeira, no dia 08 de outubro à tarde, será aplicada a prova objetiva, de múltipla escolha, com conteúdos de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Física, Química, Biologia e Atualidades, no total de 60 questões.
Na segunda etapa, no dia 09 de outubro, pela manhã, será aplicada a prova discursiva. Ela será dividida em: duas questões dissertativas de Química; três questões dissertativas de Biologia e uma Redação. Nas questões dissertativas, serão avaliados o conhecimento do conteúdo exposto no Edital, o raciocínio do candidato e a capacidade de exposição de suas ideias.
As inscrições podem ser feitas acessando o link: https://emescam.br/vest-medicina
