X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Conteúdo Especial

O importante papel das mulheres da ICM na obra de Deus

Desde o início da Igreja Cristã Maranata (ICM) as mulheres sempre desempenharam importantes papéis, tanto dentro da igreja, quanto na sociedade


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem O importante papel das mulheres da ICM na obra de Deus
Sara Gueiros Dodd, pioneira no trabalho de crianças e adolescentes na ICM |  Foto: Divulgação

Desde o início da Igreja Cristã Maranata (ICM) as mulheres sempre desempenharam importantes papéis, tanto dentro da igreja, quanto na sociedade e são referências em muitas áreas.

Fundamentais para o corpo da igreja, as mulheres da ICM desempenham voluntariamente trabalhos de assistência social e evangelístico. Elas são responsáveis em promover o aprendizado de toda igreja.

Um dos mais importantes trabalhos desempenhados por essas mulheres de Deus, é o de professora. Com foco no ensino de crianças, intermediários e adolescentes está vinculado ao Setor de Ensino do Presbitério Espírito-Santense (criado em 1997), à Comissão de Doutrina, Fé e Ética (criada em 2015) e ao Instituto Bíblico (criado em 2019).

Em todas as igrejas, o trabalho voluntário de professoras é realizado por mulheres. E destaca-se como pioneira neste precioso trabalho a irmã Sara Gueiros Dodd, que atua desde o início, como Coordenadora do trabalho de ensino das crianças, intermediários e adolescentes, autora do livro “O Tabernáculo” e da Coleção “Colhendo o Trigo”, composta por quatro volumes é uma referência às demais irmãs.

Entre outras irmãs que se destacam, a professora voluntária e pediatra com área de atuação na neurologia da infância e adolescência Maria Amin, também faz parte desse trabalho tão importante para a igreja. Ela que já foi tesoureira, atualmente é professora na classe de Gestante e de crianças de até 3 anos e na classe dos intermediários (7 a 11 anos) e no trabalho de acessibilidade desenvolvido na ICM. 

  • Câmera 1/3
    Leonice Monteiro Dias Rocha: diretora do Instituto de Ensino Edward Dodd
    Fullscreen
  • Câmera 2/3
    Irmãs Kezia Nunes e Fernanda Becalli
    Fullscreen
  • Câmera 3/3
    Jurama Gueiros, In Memoriam, esposa de Gedelti Gueiros
    Fullscreen
  • O importante papel das mulheres da ICM na obra de Deus
  • O importante papel das mulheres da ICM na obra de Deus
  • O importante papel das mulheres da ICM na obra de Deus
O importante papel das mulheres da ICM na obra de Deus O importante papel das mulheres da ICM na obra de Deus O importante papel das mulheres da ICM na obra de Deus  

Acessibilidade aos que necessitam

Além das aulas, Maria Amin está à frente do trabalho voltado para acessibilidade e assistência às pessoas com deficiência, e grupos sem deficiência, mas que requer acessibilidade, como idosos, analfabetos, pessoas com transtorno de linguagem, aprendizado, TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade), QI alto entre outros.

Segundo Maria, o objetivo de todo trabalho desenvolvido pelas voluntárias não é apenas o de promover acessibilidade, mas sim dar acesso aos ensinos bíblicos doutrinários aos irmãos que têm algum impedimento de curto ou longo prazo, seja de natureza física, mental, intelectual ou sensorial com a finalidade diminuir as barreiras que os impedem de ter acesso igualitário ao conteúdo doutrinário e as informações sobre a palavra de Deus.

“Nosso papel é contribuir para que a igreja possa promover entendimento e crescimento espiritual. Incentivamos a participação real nas igrejas, estando as pessoas com deficiência e todos os grupos que requerem acessibilidade integrados em todas as atividades da igreja. E formamos uma nova mentalidade nas crianças e jovens que reflete nos ambientes frequentados fora da igreja, fazendo com que sejam cidadãos conscientes e responsáveis, ressaltou Amin. 

Outro trabalho realizado pelas mulheres, é o trabalho das senhoras, também é unificado e realizado por mulheres voluntárias. Em todas as igrejas, nas quartas-feiras, os cultos são totalmente dirigidos pelas servas, tanto no período de louvor como no da Palavra.

Além de serem responsáveis pelas reuniões de senhoras, também cuidam da ornamentação da igreja, realizam um trabalho de assistência às grávidas, às viúvas e aos idosos e o trabalho de socorro aos necessitados, além das visitas aos lares dirigidas às senhoras, enfermos, jovens e crianças.

Esposa do pastor e Secretário Geral da ICM, Luiz Eugênio do Rosário Santos, Edna Maria Froede Santos conta que sempre trabalhou com as senhoras, louvor, grupo de intercessão, professora de adolescentes e jovens. Enquanto regente de grupos de louvor, foi pioneira, juntamente com o marido em vários projetos voluntários na igreja. 

Edna ressalta que embora as mulheres não possuam o ministério para a pregação, como pastora ou diaconisa, é muito valorizada e desempenha papel importantíssimo na organização, louvor e ensino como professoras de crianças, adolescentes, jovens e conselheiras além de grandes intercessoras, usando os recursos oferecidos pela graça: jejuns, madrugadas, leitura à palavra, direção de senhoras e ensinos. 

“Nós, mulheres, somos genuinamente grandes evangelizadoras na pregação do Evangelho em todos os setores que atuamos na sociedade, fora da igreja (espaço físico). Na ICM somos respeitadas, cuidadas, conselheiras e companheiras dos obreiros, diáconos, ungidos e pastores que cuidam do rebanho enquanto Igreja, ” destacou Edna.

Para a professora Letícia Pegoretti Lyrio o trabalho das mulheres na ICM é extremamente valorizado pelos pastores pois, como colunas do ministério, auxiliamos na assistência aos membros e visitantes da igreja, trabalhando lado a lado para o crescimento da Obra do Senhor.

“Poder servir como professora de classes e as senhoras é um privilégio. Ter a honra de ensinar a Palavra de Deus aos meus alunos que, com a semente plantada no coração, serão servos usados por Deus em sua Obra. É o cumprimento do que diz a Bíblia no Livro de Provérbios 22:6: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”.

Imagem ilustrativa da imagem O importante papel das mulheres da ICM na obra de Deus
Irmã Janaina Zumach, “Anunciando o Evangelho Eterno” |  Foto: Divulgação

Dedicação, voluntariado, amor e ensino

Marcado pelo amor em servir, o trabalho das mulheres na ICM é reconhecido por todos os membros da igreja. Participantes ativas na igreja, elas também atuam no trabalho de assistência ao surdo, cabe ressaltar que todos os cultos e programas da ICM são transmitidos com interpretação da Língua Brasileira de Sinais. Nele, destaca-se o trabalho da intérprete Eliete Bertolo

A professora Janaina Zulmach também é responsável pelo trabalho do quadro “Perfeito Louvor” no Programa “Anunciando o Evangelho Eterno”, divulgado todas as sextas-feiras no canal oficial da Youtube da Igreja Cristã Maranata.

“Este trabalho voluntário tem por objetivo oferecer, especialmente, às crianças, intermediários e adolescentes, o aprendizado de música, tanto de modo teórico como prático. Dessa forma, a igreja também tem realizado um trabalho social na formação de uma nova geração de instrumentistas e adoradores. Os instrumentos priorizados para o ensino são: flauta doce, escaleta, teclado, piano, violão e percussão”, destacou a professora voluntária, Fernanda Zanetti Becalli Neri.

Voluntária e membro há mais de 25 anos, Leonice Monteiro Dias Rocha é professora de crianças na Escola Bíblica Dominical, responsável pelo trabalho das senhoras, integrante do grupo de intercessão. Também é voluntária como secretária dos trabalhos de Acessibilidade, Ciência e Fé e Organização e Método da Igreja Cristã Maranata destacou a importância do papel da mulher na igreja.   

“Como mulher, sinto-me honrada por contribuir na Obra de Deus, tendo oportunidade de estar perto do Senhor Jesus todos os dias, com o coração cheio de gratidão, me alimentando com a Palavra de Deus e ouvindo a Sua voz. Os trabalhos desenvolvidos pelas mulheres na igreja são de grande relevância e temos vários exemplos, citados na Bíblia, sobre a participação das mulheres na Obra de Deus. Hoje, não é diferente. As mulheres são intercessoras, vivem em oração pelos membros de suas igrejas e têm recebido grandes bênçãos por isso, ” declarou Leonice.

ICM NAS REDES SOCIAIS

Cultos diários pelo YouTube às 20h

Youtube: igrejacristamaranataoficial

Facebook: IgrejaCristaMaranata

Instagram: igrejacristamaranata_oficial

RÁDIO MAANAIM 24 HORAS

radiomaanaim.com.br

Aplicativo disponível para 

Android e IOS.