X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Conteúdo Especial

Carbono negativo: ações para reduzir a emissão de gases poluentes


A sustentabilidade representa o equilíbrio encontrado na exploração dos recursos naturais para suprir as necessidades humanas e a preservação do meio ambiente. Já o desenvolvimento sustentável é aquele capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer as novas gerações, ou seja, sem esgotar os recursos para o futuro.

Desde a Revolução Industrial em 1850, a queima de combustíveis fósseis é realizada nos processos produtivos resultando na emissão de gases de efeito estufa. Ao longo dos anos, somado ao desmatamento, aumento dos meios de transportes, impermeabilização do solo para avanço das cidades e outras atividades, o fenômeno resultou no aumento da temperatura, da insegurança alimentar, prejudicando a economia e as condições de vida na Terra. 

Reduzir drasticamente a emissão dos gases de efeito estufa, especialmente o gás carbônico emitido na atmosfera, é a solução e também uma exigência de governos, sociedade e consumidores de aço de todo o mundo e está em linha com as premissas do Acordo de Paris, o tratado mundial para combate aos efeitos do aquecimento global. 

Em todo o mundo, grandes empresas já avançam com suas estratégias para reduzir a emissão de carbono na atmosfera, especialmente de dióxido de carbono - CO2. 

Também estão em prática várias medidas efetivas para a neutralidade de emissões de carbono no presente, como o Mercado Regulado de Carbono, investimento em projetos que utilizem soluções baseadas na natureza, e o comprometimento com metas ambiciosas que terem valor para o Brasil, criando alternativas para o desenvolvimento sustentável.


Acompanhe aqui a série CARBONO NEGATIVO e saiba o que as empresas estão fazendo