X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Concursos

União vai contratar 30 mil temporários neste ano


Ouvir

Escute essa reportagem

Além das seleções para cargos efetivos, que contam com provas de conhecimentos e outras etapas, o governo federal prevê contratar mais de 43 mil servidores temporários neste ano. Porém, mais de 12 mil vagas já foram ocupadas, restando, agora, mais de 30 mil chances para temporários.

Algumas contratações já foram autorizadas, como os 8.230 militares e servidores aposentados selecionados para atuar no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Outras 30.400 contratações foram demandadas pelos ministérios, e estão sob análise.

A Medida Provisória 922 foi enviada ao Congresso em fevereiro, para permitir as contratações no INSS, e abriu possibilidade para que outros órgãos realizem seleção de temporários sem provas, por análise de títulos e experiência profissional. A medida precisa ser votada pelo Congresso até 29 de junho para não perder a validade.

Entre as áreas que mais têm registrado contratações temporárias está a da Saúde, devido à demanda de combate ao novo coronavírus.

O Ministério da Economia autorizou ontem o Ministério da Saúde a contratar mais 5.158 profissionais temporários para atuar em hospitais federais de todo o País.

As vagas serão destinadas a cargos como técnico de enfermagem, enfermeiro, médico, farmacêutico e psicólogo, entre outros, com salários de até R$ 11 mil. O edital sairá nos próximos dias.

Sobre a abertura de chances no Espírito Santo, o Ministério da Economia informou que “analisa as demandas relativas à admissão de pessoal encaminhadas pelos órgãos da Administração Pública Federal, conforme são encaminhadas a esta Pasta, e as autorizações, quando realizadas, são publicadas no Diário Oficial da União”.


SAIBA MAIS Edital do Ministério da Saúde


Temporários

  • Para suprir demanda emergencial de pessoal sem abrir concurso, a União vem utilizando seleções para temporários.
  • Neste ano, devem ser contratados cerca de 43 mil profissionais na modalidade, e mais de 12 mil vagas já foram ocupadas.
  • A medida provisória 922 abriu possibilidade de contratações temporárias, como para reduzir volume de trabalho, desenvolver serviços e conter situações de risco de calamidade pública.
  • Neste ano, além das convocações no INSS, o Ministério da Saúde já selecionou 4.117 temporários para atuar em hospitais federais do Rio de Janeiro.

Nova seleção

  • O Ministério da Saúde vai selecionar outros 5.158 profissionais de níveis médio e superior para atuação em hospitais federais de todo o País. Os salários devem chegar a R$ 11 mil. O Ministério da Economia não informou se haverá chances para trabalhar no Espírito Santo.

Fonte: Ministério da Economia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: