CNU inicia avaliação de inscritos para cotas
Ao todo, 4.194 pessoas participarão da etapa, que será realizada em formato virtual até o dia 17 de dezembro
As provas discursivas do CNU 2025 (Concurso Nacional Unificado) foram aplicadas no domingo (7), mas os candidatos ainda devem passam por algumas etapas até a data da primeira convocação, que está prevista para o dia 20 de fevereiro.
A partir desta segunda-feira (8) acontece o procedimento de caracterização da deficiência, que tem o objetivo de verificar a veracidade das informações declaradas no momento da inscrição e confirmar o enquadramento legal do candidato como pessoa com deficiência.
Ao todo, 4.194 pessoas participarão da etapa, que será realizada em formato virtual até o dia 17 de dezembro. A data exata, o horário e o link individual de acesso ao procedimento foram divulgados no site da FGV, banca responsável pela seleção, no dia 5 de dezembro. Durante a sessão, será obrigatória a apresentação visual de documento de identificação oficial.
Também nesta segunda será iniciado o procedimento de confirmação/verificação complementar da autodeclaração (vagas para pessoas negras, indígenas e quilombolas). Segundo o MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos), ao todo, 15.903 pessoas aprovadas na primeira fase deverão participar dessa etapa. O procedimento também será realizado até o dia 17 de dezembro.
No dia 8 de janeiro os candidatos devem conseguir acessar o resultado preliminar da avaliação de títulos, que contará com período para recursos entre os dias 9 e 12 de janeiro.
Também em janeiro, no dia 15, serão divulgados os resultados preliminares da avaliação da autodeclaração (vagas para pessoas negras, indígenas e quilombolas; e caracterização da deficiência). Esses procedimentos terão período de recursos, que devem ser enviados entre os dias 16 e 19 de janeiro.
A nota preliminar da prova discursiva e a disponibilização do espelho de correção acontece no dia 23 de janeiro, com espaço para interposição de pedidos de revisão entre os dias 26 e 27 de janeiro.
No dia 18 de fevereiro, serão divulgados: o resultado dos pedidos de revisão das notas de títulos, o resultado definitivo da verificação documental e caracterização da deficiência.
Com isso, a previsão de divulgação das listas de classificação e a primeira convocação para confirmação de interesse acontecem no dia 20 de fevereiro. Haverá chamadas ainda nos dias 27 de fevereiro e 6 fevereiro.
Procedimento de verificação da deficiência
O MGI diz que o procedimento será realizado por telemedicina, conduzido por uma equipe multiprofissional e interdisciplinar composta por três especialistas de diferentes áreas, incluindo pelo menos um profissional da medicina.
A avaliação observará critérios previstos na legislação vigente, avaliando a natureza da deficiência, adequações possíveis no ambiente de trabalho e compatibilidade com as atribuições do cargo. O parecer poderá enquadrar a pessoa candidata em duas situações: deficiência caracterizada ou deficiência não caracterizada, caso em que ela permanece apenas na lista de ampla concorrência, desde que preenchidos os requisitos das fases anteriores.
Para participar do procedimento, o candidato deverá ter equipamento com câmera e microfone funcionais; conexão estável de internet; ambiente silencioso e com iluminação adequada; documento de identificação original para exibição visual.
Durante toda a sessão, a câmera deve permanecer ligada. A presença de terceiros é proibida, exceto quando autorizada pela equipe para fins de acessibilidade.
Procedimento para pessoas negras
Ao todo, 14.651 pessoas negras devem fazer o procedimento, que será realizado presencialmente, na mesma cidade escolhida para a realização das provas.
O candidato deverá apresentar documento de identificação original e participar de procedimento de aferição exclusivamente fenotípico (que se avalia as características observáveis). A etapa será conduzida por uma comissão composta por cinco integrantes, com diversidade de gênero, cor e, sempre que possível, origem regional. A etapa contará com filmagem, coleta biométrica e exame grafológico.
Procedimento para pessoas quilombolas
Foram 616 pessoas quilombolas que passaram para a segunda fase do CNU e que devem participar da verificação que será feita por meio de análise documental. Era necessário que o candidato tivesse enviado os documentos necessários pelo site da FGV entre os dias 1º e 4 de dezembro.
Procedimento para pessoas indígenas
O MGI diz que 636 indígenas passaram para a segunda fase do CNU e participarão desta etapa. Assim como no procedimento quilombola, a confirmação será baseada na verificação documental complementar, com envio que deveria ter sido realizado também entre os dias 1º e 4 de dezembro.
Cronograma oficial do concurso
- Provas discursivas: 07/12/2025
- Procedimento de caracterização da deficiência: 08 a 17/12/2025
- Procedimento de confirmação/verificação complementar da autodeclaração (vagas para pessoas negras, indígenas e quilombolas): 08 a 17/12/2025
- Resultado preliminar da Avaliação de Títulos: 08/01/2026
- Período de recursos quanto ao resultado preliminar da Avaliação de Títulos: 09 a 12/01/2026
- Resultados preliminares da avaliação da autodeclaração (vagas para pessoas negras, indígenas e quilombolas + caracterização da deficiência): 15/01/2026
- Período de recursos - avaliação da autodeclaração e caracterização da deficiência: 16 a 19/01/2026
- Resultado dos pedidos de revisão das notas de títulos + resultado definitivo da verificação documental e caracterização da deficiência: 18/02/2026
- Previsão de divulgação das listas de classificação (vagas imediatas e lista de espera) - após Fases 1 a 4: 20/02/2026
- 1ª convocação para confirmação de interesse: 20/02/2026
- Período da 1ª confirmação de interesse: 21 a 23/02/2026
- Previsão das listas pós-1ª confirmação de interesse: 27/02/2026
- 2ª convocação para confirmação de interesse: 27/02/2026
- Período da 2ª confirmação de interesse: 28/02 a 02/03/2026
- Previsão das listas pós-2ª confirmação de interesse: 06/03/2026
- 3ª convocação para confirmação de interesse: 06/03/2026
- Período da 3ª confirmação de interesse: 07 a 09/03/2026
- Previsão das listas pós-3ª confirmação de interesse: 16/03/2026
- Início das convocações para nomeação e, quando couber, de Investigação Social e Funcional / Defesa de Memorial e Prova Oral / Curso ou Programa de Formação: 16/03/2026
- Prazo para envio da documentação - Defesa de Memorial e Prova Oral (Edital MS nº 01/2025): 06 a 10/04/2026
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários