X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Concursos

Bom humor ajuda a ser aprovado e garantir vaga


A rotina de quem estuda para concursos costuma ser complicada. Pressão familiar, exercícios complexos e pilhas de textos para leitura fazem parte da rotina do concurseiro, uma verdadeira prova de resistência.

Mesmo com vários fatores que levam ao cansaço ou desânimo, especialistas afirmam que é preciso bom humor e tranquilidade para não pesar a mente. “Chamamos de psicologia positiva, que é quando o indivíduo mentaliza boas energias e se cerca disso. Quando estamos mais felizes, nosso cérebro se abre para mais informações”, explica a psicóloga Débora Meireles.

Além disso, quando estamos bem-humorados acontece a liberação de endorfinas, que dá a sensação de bem-estar no nosso corpo. As endorfinas são fundamentais para quem passa por uma rotina de estudos puxada. Uma das dicas de Débora é manter o ambiente de preparação sempre limpo, arejado, organizado e sem poluição visual. “Isso ajuda a mente a se acalmar e a se manter com foco”.

A psicóloga ressalta que a hora de estudar é o momento de se desligar de influências externas, de estar com a atenção total no conteúdo. Por isso, é preciso evitar o mau humor. “Se a pessoa está nessas condições, o pensamento está no causador da dor, da raiva, e não nos estudos”, alerta.

Mentalizar a aprovação e se imaginar tendo a vida dos sonhos também ajuda o candidato a manter o bom humor na hora dos estudos. “Quando se tem objetivo fica muito mais fácil se dedicar. Vale fazer listas, colar fotos na parede, colocar lembretes no celular, enfim, tudo o que reforce que o atual sacrifício será recompensado”, afirmou o coach e professor Paulo Vargas.

Os especialistas recomendam que até mesmo nos momentos mais complicados, como nos casos das reprovações, é preciso manter o senso de humor. Isso não significa que é para sair comemorando a reprovação, mas, sim, manter o equilíbrio do humor.

“É preciso levar sempre pelo lado mais leve. Usar o humor como se fosse um remédio para superar as crises de ansiedade e pressão familiar. O que o estudante não pode fazer é se entregar à culpa, ou tristeza. Nesses casos, além de não passar, o candidato fará mal para si mesmo”, explicou Vargas.

“A gente se diverte, mas presta atenção”

O vendedor e microempresário Diego de Jesus Soares, 25, conta que sempre está de bom humor e chama a atenção por ser o mais bem-humorado da sala em que faz o curso de preparação.

Imagem ilustrativa da imagem Bom humor ajuda a ser aprovado e garantir vaga
O vendedor e microempresário Diego de Jesus Soares |  Foto: Divulgação

“Comecei a estudar e sempre fui assim, de bem com a vida. Sei que é preciso estudar, e aprender, mas às vezes também é preciso brincar para se distrair. Todo mundo ri um pouco, se diverte, mas também presta atenção”, explicou o candidato, que busca o cargo de guarda municipal, na Prefeitura de Cariacica.

“Este é o meu primeiro concurso. Estou otimista e estudando bastante. Espero conseguir uma boa classificação no final”, disse. Ele lembra que em sua sala, até os professores entram na onda das brincadeiras.

Peruca, memes e até música para relaxar candidatos

Especialistas reforçam que o bom humor deve vir não só dos alunos, mas também dos professores de cursinhos preparatórios.

O professor José Quirino explica que são usadas fantasias, memes e até música na hora de ensinar.

Ele comenta que o aluno já chega cansado nos cursinhos e que se não houver uma quebra no conteúdo, fica difícil assimilar.

Imagem ilustrativa da imagem Bom humor ajuda a ser aprovado e garantir vaga
José Quirino: descontração |  Foto: Acervo pessoal

“É claro que o excesso de brincadeira atrapalha. No entanto, uma dose de humor com base no conteúdo reforça o aprendizado. Em todas as disciplinas há possibilidade de interagir, brincar. Isso torna a aula mais atraente”, disse.

O professor afirma que quebrar o clima faz com que o conteúdo flua melhor na sala de aula.

“A decoreba fica de lado. Risos e descontração são formas de assimilar conteúdos. Rir com responsabilidade, sabendo que errar é, sim, a melhor forma de aprender. Há alunos que ao errarem simulados ou testes, entram em desespero e chegam a desistir. O caminho é o inverso: aprender com os erros.”

Algumas dicas

Seja organizado

  • Mantenha limpo o local de estudo e deixe-o sempre arejado, aproveitando a luz natural e com apostilas e livros separados por tema, importância e disciplina.
  • Tenha uma rotina bem definida. Escreva no papel todos os afazeres do dia e separe um momento para os estudos. Busque os horários mais cedo, ou depois do trabalho, e lembre-se: não traga os problemas do dia para os estudos.
  • Tente não deixar acumular conteúdo de estudo. Manter em dia é fundamental.

Tenha pensamentos positivos

  • Quando se está nervoso o cérebro bloqueia a fixação de novos conteúdos. Estude de forma tranquila, com pensamentos positivos e bom humor.
  • Lembre-se de que quando se está feliz, o cérebro libera endorfina, substância responsável pelo bem-estar.

Seja criativo nos estudos

  • Em alguns casos, os métodos tradicionais de estudo podem cansar ainda mais a mente.
  • Procure descobrir qual o método de estudo que mais combina com você. Neste quesito, vale de tudo: mapas mentais, videoaulas, exercícios, podcasts e músicas. Paródias e fluxogramas também ajudam a decorar e visualizar melhor os conteúdos.

Tenha foco

  • Seja qual for o motivo, relembre o que está te levando a estudar e torne isso uma força motivadora para que você estude ainda mais com foco e objetivo.
  • Tenha em mente que cada esforço feito hoje será recompensado amanhã, com sua possível aprovação.
  • Considere o momento de estudo como uma etapa a ser cumprida.

Faça pausas

  • As pausas programadas são muito importantes durante os estudos. Nos momentos de intervalo é possível descansar a mente.
  • Aproveite o tempo livre para relaxar a mente, busque fazer o que gosta, como ouvir música, assistir TV, cozinhar ou mesmo comer um alimento que te dá prazer.

Fonte: Especialistas citados na reportagem.

“Boa disposição, objetivo e foco”

Imagem ilustrativa da imagem Bom humor ajuda a ser aprovado e garantir vaga
|  Foto: Jornal A Tribuna

“Estudar significa compreender, ter discernimento e, sobretudo, aplicar o aprendizado na vida. Dessa forma, estudar coopera para a resolução de conflitos, situações complexas e imprevistos. Para absorver saberes há que se ter boa disposição, objetivo e foco.

Como alcançar tais elementos? Alimentação saudável, atividade física agradável e uma meta significativa que traga sentido ao ato de estudar.

Na minha visão, o mais importante argumento para estudar é aprender a pensar. Diz-se que pensar dói. Na verdade, pensar é trabalhoso, porém, nos faz ser melhores, por fazermos escolhas conscientes e responsáveis em todos os ambientes que compartilhamos.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: