X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Com queda do Cruzeiro, só três clubes nunca caíram para Série B


Pela primeira vez em sua história, o Cruzeiro foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Com a derrota para o Palmeiras por 2 a 0, o clube mineiro permaneceu na 17ª posição da tabela.

Agora, restam apenas três times na lista dos que nunca foram rebaixados da série principal do Brasileiro: Santos, São Paulo e Flamengo –último campeão da disputa. Desses, só o clube carioca competiu em todas as edições do torneio, que começou em 1971. Santos e São Paulo boicotaram a edição de 1979.

Antes do Campeonato Brasileiro, havia outras competições de caráter nacional, como a Taça Brasil.

Com 36 pontos somados, o Cruzeiro só venceu sete das 37 partidas que disputou, e passou 19 rodadas na zona de rebaixamento. A melhor colocação que a equipe mineira alcançou ao longo do campeonato foi a sétima posição, ainda na terceira rodada.

A equipe quase foi rebaixada em 2011, quando somou 43 pontos. Na última rodada, porém, uma vitória de 6 a 1 sobre o Atlético-MG adiou a ida para a Série B.

Neste ano, também foram rebaixados para a série B o CSA, a Chapecoense e o Avaí. Já o Bragantino, o Sport, o Coritiba e o Atlético-GO foram promovidos e vão disputar a Série A em 2020.

Não é incomum que times que já venceram o Brasileiro caiam para a segunda divisão. O período que passam na Série B costuma ser curto. Neste século, a maioria dos campeões que foram rebaixados voltaram à elite do Brasileiro no ano seguinte, casos de Corinthians, Inter, Palmeiras, Atlético-MG e Grêmio.

Grandes que já caíram

Internacional
2016

Vasco
2015
2013
2008

Palmeiras
2014
2002

Botafogo
2014
2002

Corinthians
2007

Atlético-MG
2005

Grêmio
2004
1991

Fluminense
1997

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: