Cinco dicas para organizar sua próxima viagem usando planner online
Ferramenta permite uma organização dinâmica e diferenciada para diferentes situações.
Uma viagem começa bem antes do avião decolar ou do ônibus pegar a estrada. Seja em família, com amigos, a dois ou sozinho, viajar requer planejamento. Os preparativos não só fazem parte da experiência, como são fundamentais para evitar perrengues durante o passeio.
Independente do tipo de viagem, sempre haverá uma lista extensa de detalhes que podem ser esquecidos se não houver atenção ou organização. Para facilitar, os viajantes adeptos às novas tecnologias podem usar ferramentas que auxiliam no planejamento do passeio, como o planner online gratuito,
A ferramenta permite reunir todas as informações em um único lugar e, por isso, pode ser utilizada em diferentes situações. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o planner pode ser usado por empreendedores para organizar as ações dos negócios.
Outros profissionais podem recorrer à ferramenta para agendar as atividades do dia a dia, conforme as prioridades. Já os estudantes podem utilizá-lo para definir a rotina de estudos. No caso dos viajantes, a ideia é que cada setor do documento seja preenchido com as informações necessárias para o planejamento da viagem e os dias de passeio.
Para isso, é possível criar um guia sobre o destino, adicionar detalhes para facilitar a organização da viagem e incluir um roteiro com informações sobre os pontos turísticos, o itinerário para os passeios e os locais que serão visitados.
Por onde começar: adicione as características do destino
Há muitas opções de planners online. Alguns modelos são editáveis e podem ser personalizados com base nas preferências dos viajantes. O ponto positivo desse tipo de documento é que ele reúne diversas informações em um só local e pode ser acessado pelo próprio celular, em qualquer lugar do mundo.
Para quem quer começar a usar a ferramenta para organizar as próximas viagens, uma sugestão é iniciar adicionando as características dos destinos que o interessam. Nesse setor do documento, o viajante pode incluir informações sobre clima, época de alta temporada, idioma e moeda.
As informações irão ajudar a nortear a escolha do destino. Se o viajante sabe que sua próxima viagem será feita num determinado mês e que cogita ir para um lugar com um clima específico, olhando o documento será possível cruzar as informações e escolher o lugar mais compatível com o momento da viagem.
Liste os pontos turísticos de interesse
Após definir o destino da próxima viagem, é hora de pensar nos pontos turísticos que serão visitados. Nesse momento, é liste todos os que despertam interesse no planner online.
Por ser um documento editável e personalizado, é possível colocar o endereço, fotos, vídeos, rotas em mapas, links para o site oficial e informações sobre compra de ingressos, caso haja necessidade.
Além dos pontos turísticos, o viajante pode acrescentar restaurantes e outros estabelecimentos que considera atrativos.
Anote todas as documentações necessárias
Há destinos que exigem a apresentação de documentos específicos do turista. Para não esquecê-los, uma dica é incluí-los no planner online. Outra sugestão é separar aqueles que já se têm em mãos dos que ainda precisam ser emitidos.
No segundo caso, pode ser útil incluir tudo o que é necessário para o processo de emissão, como locais onde os documentos podem ser obtidos, contatos, valores e os links com informações que podem facilitar o processo.
Planeje o roteiro de viagem
O roteiro de viagem é fundamental para quem deseja mais organização durante o passeio. Trata-se do documento que detalha todas as atividades e os aspectos logísticos da viagem, funcionando como um guia para orientar a experiência e evitar imprevistos.
Para elaborar o roteiro, é importante considerar os dias de viagem e os locais que se deseja visitar para que, assim, sejam elaboradas rotas que facilitem a vida do viajante. Também é possível incluir informações como o itinerário mais rápido para ir de um destino ao outro.
No planner online, as informações podem ser dispostas de diferentes maneiras. Um exemplo é criar roteiros para dias específicos em formato de listas. Outra possibilidade é usar a criatividade e explorar formatos diferentes com setas e stickers.
Crie o checklist para a bagagem
A última parte da viagem é a mala. Para fazê-la, o viajante também precisa se organizar antecipadamente. Dependendo do destino, pode ser necessário comprar peças de roupas e acessórios. Os brasileiros que vão viajar para locais com neve pela primeira vez, por exemplo, necessitam comprar agasalhos, luvas, meias e toucas para se protegerem do frio.
A forma mais comum de se fazer um checklist é por meio de listas. Nos planners online, elas podem ser mais elaboradas. Ao adicionar um item, o viajante pode incluir um link que o direcione para a loja que vende o produto. Ideias como esta tornam o planejamento da viagem mais otimizado.
A proposta do checklist é que, conforme os itens forem adicionados na mala, o viajante marque com “check” para sinalizar que agora é hora de buscar pelos demais produtos da lista.