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Tribuna Livre

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Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

Conexões que geram negócios

Coluna foi publicada nesta quarta-feira (29)

Liliane Porto | 29/11/2023, 10:41 h | Atualizado em 29/11/2023, 10:42

Imagem ilustrativa da imagem Conexões que geram negócios
Liliane Porto é empresária e mentora especialista em networking estratégico |  Foto: Divulgação

Você, mulher empreendedora, já deve saber que há muitas variáveis importantes que mensuram o poder de desenvolvimento do seu negócio e o alcance que pode conquistar. Uma delas é o networking estratégico. A criação de vínculos genuínos com empresárias de outros setores é fundamental para o seu crescimento – não só profissional, mas também pessoal – com troca de experiências e, consequentemente, aprendizados.

Para prosperar nessa rede de contatos, no entanto, é fundamental fomentar habilidades, especialmente as de comunicação e marketing. Muitas vezes, por trás da empreendedora confiante e do seu discurso fluido, há uma mulher com traços de timidez e palavras impronunciadas que travam o seu sucesso, além de um conhecimento restrito sobre as ferramentas tanto de marketing pessoal quanto referente ao produto ou serviço.

Explico: No Brasil, estima-se que 50% das pessoas tenham um padrão de comportamento “tímido”. O problema está quando esse mecanismo de timidez se sobrepõe ao conteúdo que se tem a apresentar. E é nesse contexto que a criação dos grupos de mentoria e conexões empresariais passou a ser um diferencial. O objetivo dessa iniciativa é desenvolver habilidades técnicas e comportamentais dentro dos pilares de engajamento, relacionamento, conteúdo e presença digital.

Entre tantas atividades estimuladas, está o pitch, que nada mais é do que é uma apresentação curta e direta sobre a empresa, o empresário ou projeto, com o objetivo de despertar a atenção de um investidor, parceiro ou cliente pelo negócio. Nele, busca-se ressaltar aquilo que te difere das outras empresas, que seja único e autêntico para a sua marca.

Associado a esse discurso, há outros fatores capazes de transformar a percepção do público e do mercado sobre o seu negócio, podendo enfatizar aqui o posicionamento de imagem na vida real e no universo virtual, com uma imersão nas redes sociais e as ferramentas disponíveis, além da produção de gatilhos mentais.

Um dos campos do neuromarketing, os gatilhos são uma poderosa arma de persuasão, bem como de geração de resultados para marketing e vendas. Ao aperfeiçoar técnicas como o storytelling, posicionar-se como uma autoridade no assunto, levar o cliente à escolha rápida através da sensação de escassez e urgência, além de atrai-los pelo entusiasmo da novidade, você já está criando potentes estratégias para alavancar o seu empreendimento.

Nós somos conexão. A todo momento conectados via tecnologia, mas nos esquecendo de que as conexões mais importantes podem vir em um bate-papo frente a frente, transparecendo confiança, em uma mesa de jantar rodeada de mulheres fortes e com o mesmo objetivo: o de empreender.

A vontade e a oportunidade ditam o caminho, mas é a dedicação ao aprendizado e à troca de experiências que vão inspirar o seu resultado. Busque se cercar de pessoas que vejam o mesmo horizonte que você. Pense nisso!

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