Conexões que geram negócios
Coluna foi publicada nesta quarta-feira (29)
Você, mulher empreendedora, já deve saber que há muitas variáveis importantes que mensuram o poder de desenvolvimento do seu negócio e o alcance que pode conquistar. Uma delas é o networking estratégico. A criação de vínculos genuínos com empresárias de outros setores é fundamental para o seu crescimento – não só profissional, mas também pessoal – com troca de experiências e, consequentemente, aprendizados.
Para prosperar nessa rede de contatos, no entanto, é fundamental fomentar habilidades, especialmente as de comunicação e marketing. Muitas vezes, por trás da empreendedora confiante e do seu discurso fluido, há uma mulher com traços de timidez e palavras impronunciadas que travam o seu sucesso, além de um conhecimento restrito sobre as ferramentas tanto de marketing pessoal quanto referente ao produto ou serviço.
Explico: No Brasil, estima-se que 50% das pessoas tenham um padrão de comportamento “tímido”. O problema está quando esse mecanismo de timidez se sobrepõe ao conteúdo que se tem a apresentar. E é nesse contexto que a criação dos grupos de mentoria e conexões empresariais passou a ser um diferencial. O objetivo dessa iniciativa é desenvolver habilidades técnicas e comportamentais dentro dos pilares de engajamento, relacionamento, conteúdo e presença digital.
Entre tantas atividades estimuladas, está o pitch, que nada mais é do que é uma apresentação curta e direta sobre a empresa, o empresário ou projeto, com o objetivo de despertar a atenção de um investidor, parceiro ou cliente pelo negócio. Nele, busca-se ressaltar aquilo que te difere das outras empresas, que seja único e autêntico para a sua marca.
Associado a esse discurso, há outros fatores capazes de transformar a percepção do público e do mercado sobre o seu negócio, podendo enfatizar aqui o posicionamento de imagem na vida real e no universo virtual, com uma imersão nas redes sociais e as ferramentas disponíveis, além da produção de gatilhos mentais.
Um dos campos do neuromarketing, os gatilhos são uma poderosa arma de persuasão, bem como de geração de resultados para marketing e vendas. Ao aperfeiçoar técnicas como o storytelling, posicionar-se como uma autoridade no assunto, levar o cliente à escolha rápida através da sensação de escassez e urgência, além de atrai-los pelo entusiasmo da novidade, você já está criando potentes estratégias para alavancar o seu empreendimento.
Nós somos conexão. A todo momento conectados via tecnologia, mas nos esquecendo de que as conexões mais importantes podem vir em um bate-papo frente a frente, transparecendo confiança, em uma mesa de jantar rodeada de mulheres fortes e com o mesmo objetivo: o de empreender.
A vontade e a oportunidade ditam o caminho, mas é a dedicação ao aprendizado e à troca de experiências que vão inspirar o seu resultado. Busque se cercar de pessoas que vejam o mesmo horizonte que você. Pense nisso!