Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna na Estrada

Tribuna na Estrada

Colunista

Liliajane Mallmann

Serra Gaúcha

| 29/09/2020, 11:39 11:39 h | Atualizado em 29/09/2020, 12:09

Imagem ilustrativa da imagem Serra Gaúcha

Quem já foi as Serras Gaúchas sabe exatamente do que vou falar. Nos sentimos em outro Brasil, aliás, temos muitos "Brasis", todos encantadores e com suas características e belezas.

Tudo já se torna diferente a caminho das serras. Quem for de avião, desembarca em Porto Alegre que fica a apenas cerca de uma hora e meia de Gramado e já se encanta com os caminhos repletos de hortênsias. Quilômetros e quilômetros de hortênsias que se você for no inverno só verá as folhas já que as flores colorem o caminho no verão.

Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, Canela e Gramado formam este conjunto de pequenas cidades que parecem pedacinhos da Europa e que tem como sua principal fonte de geração de emprego e renda, o turismo. Notamos a profissionalização do turismo em todos os lugares, sem exceção. O atendimento é sempre simpático e hospitaleiro.

Já fui a região quatro vezes e pretendo voltar ainda este ano no Natal Luz (uma atração á parte). Cada vez que vou encontro novidades. Te afirmo que você pode ficar pelo menos uma semana para aproveitar os atrativos da região e ainda ficarão coisas para a próxima viagem porque este é um destino que se volta muitas vezes. Quem foi no verão deve voltar no inverno e vice-versa.

Imagem ilustrativa da imagem Serra Gaúcha

Minha dica é que no primeiro dia você faça um city tour por Gramado sem esquecer das fábricas de chocolates em especial a Lugano e Florybal. Gramado tem muitos museus: Museu do perfume, da moda, carros antigos, Harley Davidson e alguns mais. Separe uma tarde para ir ao Harley Davidson e no mesmo prédio conheça o museu de Cera, aliás o único da América do Sul. Lá tem as réplicas de vários astros e estrelas, personagens, ídolos…são muitos cenários e muitos bonecos são perfeitos nos mínimos detalhes . Recém inaugurado o Super Carros exibe máquinas caríssimas e que são o sonho de consumo de muitos mortais. A diferença desta para outras exposições de super máquinas é que nesta você pode desembolsar uma quantia significativa e dar uma volta em uma Ferrari de carona ou dirigindo.

Destes quatro atrativos o que eu particularmente mais gosto é o Hoolywood Dreams cars que exibe dezenas de carros fabricados entre as décadas de 20 e 60. Carros perfeitos, Cadillacs maravilhosos e todas estas belezuras podemos ver ouvindo o som do Elvis, com decoração pertinente a estas épocas, com muitas fotos do rei do rock e também da eterna musa Marilyn Monroe.

Reserve um dia inteiro para os parques de Canela que fica interligada com Gramado. Vale visitar o parque Caracol, onde tem um elevador panorâmico para visualizar a Cascata Caracol, com 131 metros de queda. Lindíssima! É um dos cartões postais da região. Ao lado do Caracol tem o parque do teleférico e é claro, com passeio de teleférico visualizando também a cascata. Neste tem também tirolesa para quem gosta de se aventurar. O Alpen Park é uma ótima atração. Tem trenó, tirolesa, cinema 4D, quadriciclo, arvorismo e ainda uma montanha russa.

Em Canela vale conhecer o parque Terra mágica Florybal. Em uma área de 67 mil metros quadrados de muito verde, com mil esculturas, muita criatividade, muita liberdade de imaginação e de respeito ao nosso planeta, o parque é realmente uma terra mágica. Na entrada o visitante já é recebido pelo Gigante Semeador que carrega o Mundo Florybal no ombro no intuito de protegê-lo, de evidenciá-lo e de oferecê-lo aos que entrarem nesse universo de magia. Na mão esquerda está a semente do bem, semente do cacau que nos remete ao chocolate, e que simbolicamente está sendo jogada à terra para que cada um dos visitantes colha sempre muita alegria, paz e diversão.

No Mundo Mágico Florybal em cada trilha surgem fascinantes caminhos pelas histórias do mundo como o Território dos Dinossauros e o espaço dos primatas. Aldeia dos Índios, os felinos que se movimentam e emitem sons, os mamutes... os duendes, os feiticeiros, o Santuário...e trilhas. Tudo isso com som ambiente, com o som das águas das cascatas sustentáveis ,com aromas invadindo os ambientes e é claro com muito chocolate Florybal que aliás tem uma das 5 lojas temáticas da fábrica sediada em Canela. Nela tem além de muuuuuito chocolate, uma pista de patinação no chocolate e o castelo de horrores. É diversão garantida e muitas calorias a mais.

Ainda em Canela vale uma passada no Mundo a vapor, que exibe uma grande coleção de miniaturas de fábricas a vapor. O Castelinho Caracol é também uma parada obrigatória. Paredes sem pregos e só encaixadas, peças exibidas nos cômodos da casa que é um museu na verdade , área externa com modelos de fábricas antigas nos moldes das utilizadas pelos imigrantes e a deliciosa torta de maça ou apfelstrudel são algumas das atrações do lugar. A torta é um espetáculo e é servido com Nata ou sorvete de creme. Delícia!!!

Falando em calorias, a região tem tantas opções gastronômicas que é até difícil escolher. Ao menos três são obrigatórias dentre tantas opções. Vou te ajudar a escolher: Separe uma noite para a churrascaria garfo e bombacha que além da costela na vala, que é uma tradição gaúcha, exibe shows típicos. Outra noite separe para um rodízio de founde. Uma maravilha!!!E por fim, o legítimo café colonial que oferece cerca de 80 tipos de pratos. Prepare seu corpito porque ele sairá das Serras Gaúchas com uns quilinhos a mais. Sem falar nas cantinas italianas e casas de comidas típicas alemãs.

Importante dizer que Gramado e Canela cediam vários eventos temáticos por ano. Natal, festa da Colônia, da música, Páscoa, festival de cinema de Gramado entre outros. As cidades ficam enfeitadas e ainda mais bonitas do que são.

Para quem gosta de agroturismo, vale muito a pena fazê-lo em Gramado. A Benvenuto , uma empresa receptiva parceira da Saturno turismo do Espírito Santo, oferece um passeio de uma tarde a propriedades no interior, pertinho da sede, com um grande diferencial. O transporte é em um ônibus restaurado dos anos 50. Nas propriedades, aliás, bem preparadas para nos receber, somos recebidos pelas famílias que esbanjam hospitalidade e simpatia. Além de casas centenárias dos imigrantes, conhecemos uma ervateira artesanal, com direito a aprender a fazer e tomar o chimarrão, bebida típica sulista e fechando o passeio apreciamos música italiana, muito queijo, salame e pão caseiro tirado na hora do forno. Nada mal hein!!

Gramado ainda tem Zoológico só com espécies da fauna brasileira. Para quem gosta…bacana. Imperdível é o Mini Mundo. Um lugar mágico que exibe miniaturas de réplicas originais de cidades e prédios especialmente alemães, 24 vezes menor do que os tamanhos originais. De cara você será recebido pelo limpador de Chaminés, pelo ursinho Gui e certamente ficará encantado pelo lugar prestando atenção nos mínimos detalhes da vida dos mini habitantes do Mini Mundo. Se você estiver com sorte, poderá conhecer a Dona Jussara Höppner, nora do fundador e mãe das crianças inspiradoras do Mini Mundo. Mais detalhes desta história só indo a Gramado. Más como eu ia dizendo…Dona Jussara demonstra claramente a admiração pelo trabalho da família e nos encanta com seu olhar amoroso e gentil. Em minhas viagens sempre tenho o privilégio de conhecer pessoas iluminadas.

Gramado é a porta de entrada das Serras Gaúchas e além de Canela e Gramado, tem ainda Nova Petrópolis com sua cultura alemã e noite típica com danças e gastronomia típica e digo que vale a pena reservar um dia para um passeio em Bento Gonçalves no Vale dos Vinhedos. Para quem aprecia vinho é um ótimo programa.

De tantas opções quase esqueço o Snowland; primeira e única Montanha de Neve do Brasil. Um parque coberto que nos proporciona a experiência de estar literalmente vivenciando o inverno congelante com tudo de bom que a neve nos proporciona. Com temperaturas entre -5°C e -3 °C, a Montanha de Neve é o momento mais esperado do Parque! Você vai se surpreender e ter uma experiência única que só o Snowland proporciona.
A diversão é garantida para toda a família!

Espero que com estas poucas dicas eu possa ter aguçado o seu desejo de conferir pessoalmente estes atrativos. Seja no inverno ou no verão as Serras Gaúchas é sempre um destino surpreendente e que sempre apresenta novidades .

Caro viajante, se quiser me enviar dicas de algum destino em especial que você tenha ido e que acha que vale a pena falarmos dele por aqui ou deseja ir, envie um e mail para mim. [email protected]

Até a próxima e pé na estrada sempre!

SUGERIMOS PARA VOCÊ: