Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Tribuna Livre

Tribuna Livre

Colunista

Redação A Tribuna

Vale a pena estudar para concursos mesmo na pandemia

| 06/06/2020, 08:20 08:20 h | Atualizado em 06/06/2020, 08:24

Vejo muitas pessoas falando que 2020 é o ano em que nada será feito e já pular para 2021. Eu quero te propor uma forma diferente de pensar e agir! Você já pensou no tempo que pode ganhar com esse período em que concursos estão suspensos? E se quando os concursos voltarem a acontecer você estiver preparado para realizá-los ou até pronto para ser aprovado?

Entendo que este é o melhor momento para estudar. Se você deseja começar agora, se beneficia com o tempo mais alargado que há entre a presente data e a realização do concurso. Se você já começou a estudar, excelente momento para aperfeiçoar e fixar ainda mais o conteúdo.

Os concursos não deixarão de existir. Houve uma pequena pausa que, se bem utilizada, pode reverter a seu favor. Trago aqui técnicas simples, incipientes, mas essenciais para quem quer iniciar os estudos ou manter-se estudando.

O primeira fato que sempre menciono é: é imprescindível saber para onde se quer ir. É necessário saber para qual concurso você quer estudar, qual a área deseja atuar. Há uma infinidade de concursos com os mais variados cargos e áreas. Para quem tem ensino médio, curso superior e com graus de dificuldades diversos.

E como saber qual o melhor cargo? Faça buscas analisando os diversos cargos e veja qual se adequa com seu perfil. Uma vez determinada a área que deseja estudar, aí sim, o segundo passo é pensar nos estudos.

Vou te dar dicas e técnicas objetivas com as quais acelerará seus resultados:

1) tenha um local fixo para estudar;

2) desligue o celular ou o coloque no modo avião (quantas vezes você já se dispersou abrindo o celular para enviar uma mensagem, fez diversas outras atividades e fechou o celular sem concluir o que havia inicialmente se proposto?);

3) tenha sempre uma garrafa de água com você, além da hidratação ser excelente para o bom funcionamento do cérebro, ajuda a afastar aquele sono que insiste em aparecer quando queremos focar;

4) busque um horário em que terá menos interrupções;

5) Utilize o papelzinho de esvaziar a cabeça. Essa técnica eu criei e serve para tudo que você for fazer.
Tenha sempre um papel ao lado do seu material de estudo para anotar aquelas informações e ideias que aparecem quando sentamos para estudar (vê se não é assim que acontece, quando você senta para estudar começa a lembrar da conta que tinha que pagar, do pedido que seu parente te fez, etc).

Quando anotamos esses pensamentos no papelzinho de esvaziar a cabeça e estipulamos um horário para ler e realizar as tarefas, enviamos um comando para nossa mente de que não esqueceremos de fazer a atividade, esvaziando-a e liberando espaço para o que realmente importa naquele momento: aprender!

Seguindo as técnicas acima, combinando com disciplina e persistência, a aprovação é questão de tempo, muitas vezes, pouco tempo. A ponto de estar habilitado para, ao final da quarentena, ter oportunidade de ser o mais novo servidor público!

Bárbara Santos é coach de técnicas de estudos para concursos e residência médica

MATÉRIAS RELACIONADAS