Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna Livre

Tribuna Livre

Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

Cooperativismo se destaca em pesquisa de clima organizacional

Coluna foi publicada nesta terça-feira (26)

Pedro Scarpi Melhorim | 26/09/2023, 10:25 10:25 h | Atualizado em 26/09/2023, 10:26

Imagem ilustrativa da imagem Cooperativismo se destaca em pesquisa de clima organizacional
Sede do Sistema OCB-ES, em Vitória |  Foto: Divulgação/OCB-ES

Valorizar as pessoas é algo que o cooperativismo faz muito e faz bem. Esse diferencial ficou evidente na mais recente pesquisa realizada pela Great Place To Work (GPTW), que avalia o nível de satisfação dos colaboradores com a empresa da qual fazem parte. Baseado na percepção das suas equipes, o cooperativismo capixaba se sobressaiu no ranking de clima organizacional no Espírito Santo.

O Sistema OCB/ES, organização que representa as cooperativas capixabas, foi considerado a melhor empresa de pequeno porte para trabalhar no Espírito Santo. O resultado foi divulgado com base em pesquisa aplicada no último ano, na qual a instituição alcançou 93 pontos.

A organização já vinha se destacando em premiações anteriores. Em 2021 e 2022 ela garantiu o segundo lugar no ranking estadual, e no último ano ficou em 33º lugar em todo o País.

Esse reconhecimento atesta a satisfação dos colaboradores do Sistema OCB/ES em fazer parte da organização, engajados com o propósito de promover um ambiente favorável para o desenvolvimento do cooperativismo capixaba.

O resultado não poderia ser diferente, pois primamos por um ambiente de trabalho harmônico, que oferece oportunidades de crescimento e valoriza o empenho de cada um com as atividades da organização, independentemente da função que exerce.

Nessa mesma linha de atuação, duas cooperativas capixabas também garantiram posições de destaque no ranking estadual. A Unimed Sul Capixaba, que presta serviços de saúde em Cachoeiro de Itapemirim e região, foi considerada a primeira melhor empresa de médio porte (de 100 a 999 funcionários) para trabalhar no Estado.

Já o Sicoob ES, com atuação em todo o território capixaba e outros estados, alcançou o segundo lugar entre as empresas de grande porte (acima de mil funcionários).

Entre as 43 empresas que participaram da pesquisa, 15 foram premiadas, e o cooperativismo capixaba figura posições de destaque. Isso só reforça que a valorização das pessoas é algo que praticamos com afinco e faz parte do nosso jeito de ser.

Desde o surgimento das primeiras cooperativas, nossos princípios garantem o protagonismo da coletividade. Entendemos que esse é um investimento que traz retornos positivos para todos.

Essas conquistas são motivo de muito orgulho para o Sistema OCB/ES e todo o movimento cooperativista, pois mostram o quanto estamos comprometidos com as diretrizes do nosso modelo de negócio. Além da alegria que esse reconhecimento gera, a pesquisa nos impulsiona a buscarmos cada vez mais melhorias.

O desafio é e será cada vez maior, uma vez que as empresas estão percebendo a importância de proporcionar felicidade para os seus colaboradores. Essa competitividade saudável é primordial para construirmos um presente e futuro cada vez mais prósperos, humanos e inclusivos.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: