Vitória terá primeira escolinha social oficial do Botafogo no Brasil
Coluna foi publicada no sábado (18)
Um projeto que une uma paixão nacional com a solidariedade. Mais de 100 crianças que vivem em vulnerabilidade social na região de Goiabeiras, em Vitória, terão a chance de participar da primeira escolinha social oficial do Botafogo no Brasil.
Chamada de “Estrelas do Futuro - Estrela Capixaba”, ela visa não apenas promover a prática esportiva, mas também oferecer oportunidades de desenvolvimento pessoal e social para os jovens participantes.
O pontapé inicial será dado no próximo dia 21 de maio, a partir das 19 horas, na Rua Adalfredo Wanick, s/n, na altura do templo histórico da Primeira Igreja Batista de Goiabeiras.
As inscrições são feitas no telefone (27) 99857-3832 (Rede Abba). A iniciativa é da empresa 2Sports, em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
Segundo o empresário Fernando Paiva, um dos idealizadores da escolinha, o projeto tem tudo para impactar positivamente a vida desses jovens talentos e amantes do futebol.
“Estamos muito orgulhosos de inaugurar a primeira Escolinha Social do Botafogo no Brasil aqui em Vitória, Espírito Santo. Este é um passo significativo em nossa missão de usar o esporte como uma ferramenta para promover a inclusão social e transformar vidas”.
Inscrições abertas para modalidades individuais dos Jogos Escolares
Já está aberto o período de inscrições para a participação nas modalidades individuais dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES), nas categorias infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos).
Ao contrário das disputas coletivas, as individuais serão realizadas em uma etapa única, entre junho e julho. O prazo para as inscrições vai até o dia 31 deste mês.
A competição, realizada pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), conta com a parceria da Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade) para a organização das modalidades individuais.
Ao todo, 16 modalidades estarão em disputa: atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê (infantil), natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco (juvenil), triathlon (juvenil), vôlei de praia, wrestling (luta olímpica) e xadrez (infantil).
Poderão participar dos Jogos Escolares estudantes devidamente matriculados em instituições de Ensinos Fundamental e Médio, particular ou privado, do Espírito Santo até o último dia de inscrição previsto no calendário.
Para as modalidades de atletismo e vôlei de praia, o limite de inscritos por município, respeitará o que está estabelecido no regulamento geral, sendo os links de inscrições liberados somente às secretarias municipais responsáveis pela inscrição dos estudantes, que além de preencher o formulário de inscrição do google forms, deverá preencher a planilha com as provas de atletismo e a planilha de vôlei de praia, disponíveis no site da Sesport.
As planilhas, após preenchidas, deverão ser encaminhadas para o e-mail da Fecade: [email protected].
Estado vai receber seleções femininas
O Brasil confirmou o favoritismo e foi o escolhido para ser o país-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027. A decisão foi anunciada durante o 74º Congresso da Fifa na madrugada da sexta (17), em Bangcoc, na Tailândia.
A vitória da candidatura brasileira sobre a candidatura conjunta formada por Alemanha, Bélgica e Holanda significa também que o Espírito Santo vai receber seleções durante a competição.
Presidente da Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), Gustavo Vieira está em Bangcoc, representando a CBF como um dos três delegados no evento. Ele trabalhou para incluir o Espírito Santo no caderno de encargos da candidatura brasileira, que foi entregue à Fifa em dezembro de 2023.
Nele, o Estado aparece como opção de Centro de Treinamento (CT) para seleções internacionais, repetindo o que aconteceu na Copa do Mundo de 2014. Naquele ano, o Espírito Santo foi a "casa" das seleções de Camarões e Austrália. Ambas ficaram hospedadas em hotéis em Vitória durante o Mundial.
Natação Paralímpica
Termina neste sábado (18) a disputa da 1ª fase nacional Circuito Loterias Caixa de Natação – Seletiva Paralímpica, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. A competição será a última seletiva para as Paralimpíadas, que vão acontecer em Paris, na França, nos meses de agosto e setembro. No total, nove atletas capixabas e três treinadores viajaram para a seletiva. A delegação do Espírito Santo é composta pelos nadadores Breno Costa, Caio Rodriguez, Erica Rodrigues, Fabio Antônio Rodrigues, Ikaro Nunes, Marco Aurélio Quaresma, Mariana Gesteira, Nathália Torezani e Waldir Alvarenga Junior, o Tiozinho; e os treinadores Erich Chiabai, Leonardo Miglinas e Stephany Castro.