Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Sobre Rodas

Sobre Rodas

Colunista

Márcia Branki

Agilidade e economia a bordo do sedã mais barato do País

Avaliada por Sobre Rodas, versão Drive 1.0 do Cronos equipada com câmbio manual está à venda no Estado por R$ 78.190

Márcia Branki, do Jornal A Tribuna | 23/09/2022, 15:47 15:47 h | Atualizado em 23/09/2022, 15:48

Imagem ilustrativa da imagem Agilidade e economia a bordo do sedã mais barato do País
Produzido na Argentina, o carro está disponível em cinco versões e com duas opções de motorização |  Foto: Divulgação

Lançado no mercado nacional em 2018, o Fiat Cronos – que é hoje o sedã mais em conta no País –  ganhou recentemente uma nova chance de, quem sabe, roubar do Chevrolet Onix Plus o título de sedã mais vendido por aqui. Em sua linha 2023, o modelo ganhou, a exemplo do Argo, retoques no visual, volante do Pulse e melhorias na parte mecânica. 

Produzido na Argentina, o carro está disponível em cinco versões: nas duas de entrada, passa a oferecer motor 1.0 flex aspirado de três cilindros que faz até 75 cv  e 10,7 kgfm com câmbio manual de 5 velocidades. Já nas três configurações equipadas com motor 1.3 flex ganhou transmissão CVT que simula sete marchas.  Nesse caso, são 107 cv de potência e 13,7 kgfm de torque.

Sobre Rodas teve a oportunidade de avaliar nos últimos dias a opção Drive 1.0 do Cronos, à venda no Estado por R$ 78.190 e que se destaca pela agilidade e pela economia de combustível. Com motor 1.0 e 100% de gasolina no tanque, faz 14 km/l na cidade, segundo dados da própria Fiat. 

No dia a dia, considerando que a versão testada traz motor 1.0, não dá para esperar o desempenho de uma Ferrari, mas ela oferece bom desempenho, principalmente em circuito urbano. O câmbio, por sua vez, é macio e tem engates curtos e precisos. 

Quanto ao visual, as mudanças se concentram na grade frontal redesenhada, que agora exibe dois frisos horizontais e padrão do tipo colmeia, e no novo volante, idêntico ao que estreou no Pulse em 2021. O desenho das rodas e das calotas também foi renovado.

Imagem ilustrativa da imagem Agilidade e economia a bordo do sedã mais barato do País
Por dentro, modelo é simples, mas funcional. No painel, os comandos estão bem posicionados e ao alcance das mãos |  Foto: Divulgação

Por dentro, o sedã é simples, mas funcional. No painel, os comandos estão bem posicionados e ao alcance das mãos. A direção elétrica progressiva deixa o carro mais gostoso de dirigir e há espaço suficiente para transportar com conforto quatro pessoas. Ponto positivo também para o porta-malas, que tem capacidade para 525 litros e, segundo a marca, é um dos principais trunfos para atrair o consumidor.

A lista de itens de série inclui ar-condicionado, direção elétrica progressiva, central multimídia de 7 polegadas, volante multifuncional, entradas USB para os bancos traseiros, sensor de estacionamento traseiro, vidros traseiros elétricos, assinatura em LED nos faróis e rodas em aço de 15 polegadas. Faz falta na versão a oferta da câmera de ré. 

A opção de entrada, abaixo dessa, custa R$ 3.700 a menos, mas não conta com central multimídia de 7 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, rodas de 15 polegadas, vidros traseiros elétricos e nem rádio.  Ou seja, é uma economia que não vale a pena.

Em 2021, vale destacar, o Onix Plus teve 54.707 unidades emplacadas no acumulado do ano, enquanto o  Cronos ficou com 27.887 unidades no mesmo período, sendo seguido pelo Hyundai HB20S (25.568) e Volkswagen Virtus (20.563). 

Nos seis primeiros meses de 2022, o Onix Plus permanece na liderança, com 26.941 unidades emplacadas, contra 16.140 do Cronos. Em seguida, aparecem Hyundai HB20S (15.456), Honda City (12.358), Toyota Yaris Sedan (6.824), Nissan Versa (4.166) e  Volkswagen Virtus (2.787). 

Imagem ilustrativa da imagem Agilidade e economia a bordo do sedã mais barato do País
Em 2021, o Cronos foi o segundo sedã mais vendido no País, perdendo apenas para o líder Chevrolet Onix Plus |  Foto: Divulgação

Fique por dentro

Equipamentos de série

> Cronos 1.0 MT (R$ 74.490): ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travamento elétrico das portas, alarme de perímetro, ajuste de direção, rodas em aço 14’’, iTPMS (indicação individual do pneu com baixa pressão), ajuste de altura do banco do motorista e preparação para rádio.

> Cronos Drive 1.0 MT (R$ 78.190): os mesmos de Cronos 1.0 + central multimídia de 7’’, volante multifuncional, entradas USB para bancos traseiros, sensor de estacionamento traseiro, vidros traseiros elétricos, assinatura em LED nos faróis e rodas em aço de 15 polegadas.

> Cronos Drive 1.3 MT (R$ 83.890): os mesmos de Cronos Drive 1.0 MT + motor 1.3 Firefly (pacote S-Design é opcional).

> Cronos Drive 1.3 CVT (R$ 88.190): os mesmos de Cronos Drive 1.3 MT + câmbio CVT, controle de estabilidade, controle de tração, controle de velocidade de cruzeiro, Hill Holder e modo Sport.

> Cronos Precision 1.3 CVT (R$ 92.790): os mesmos de Cronos Drive 1.3 CVT + roda de liga de 16 polegadas, chave presencial, ar-condicionado automático, câmera de ré com linhas dinâmicas, faróis de neblina com função cornering, espelho retrovisor elétrico, repetidor lateral de seta, luzes de cortesia sob os retrovisores, volante revestido em couro, câmbio borboleta (paddle shifters), apoio de braço dianteiro, bancos traseiros bipartidos 60/40 e maçanetas externas cromadas (interior em couro marrom é opcional).

SUGERIMOS PARA VOCÊ: