Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Sexo & Saúde

Sexo & Saúde

Colunista

Lorena Baldotto

Você sabia que seu corpo dá sinais quando você está fértil?

| 26/06/2022, 10:29 10:29 h | Atualizado em 26/06/2022, 10:29

Não é só pelo dia da menstruação que conseguimos calcular o dia que estamos férteis. Nosso corpo é altamente inteligente! Ele dá sinais, e não são poucos! Tradicionalmente contamos os dias do ciclo e então deduzimos o nosso período fértil, que dura seis dias e acontece todos os meses até a menopausa, começando entre 10 e 14 dias após o primeiro dia da menstruação.

Essa fórmula não é muito fidedigna e pode sofrer variações por muitos fatores. Mas existem alguns sinais que podem te ajudar a saber se você está fértil e aumentar suas chances de gestação ou te ajudar a se proteger neste  período se você não quer engravidar de jeito nenhum. 

Vou te mostrar aqui seis  sinais que indicam que você está fértil. Será que você já identificou algum deles? 

1 - Um dos sintomas desse período é  o aumento da libido. Sim, gente, algumas pessoas sentem muita vontade de transar nesse período, acima da sua média normal! 

2 - Perto do período fértil também é comum o aparecimento de espinhas,  isso porque a pele fica mais oleosa, o que  pode acontecer mesmo após a fase da adolescência. 

3 - Outro fator que pode ser observado e até medido com termômetro inclusive é o aumento da temperatura corporal. Você pode medir sua temperatura todos os dias na mesma hora e, se fizer isso no dia da  ovulação,   vai perceber que ela subiu de 0,3 até 0,8 graus a mais do que a temperatura média diária. 

4 - Fome. Gente, tem mulher que até aumenta de peso por comer mais nesse período. Então se seu apetite estiver alterado, esse também é um sinal. 

5 - Dor na ovulação! Muitas mulheres relatam dor no “pé da barriga”. E  aquela dorzinha e aquele desconforto na parte baixa do ventre significam isso mesmo. No meio do ciclo, pode ser um sinal de que você ovulou e aí é o dia para você tentar engravidar com mais facilidade. 

6 - O sexto e último sinal é um que eu falo com muita frequência:  o aumento do muco vaginal. Para quem não sabe, o muco  vai sofrendo transformações ao longo do ciclo menstrual e no período fértil ele vai ficando úmido,  grosso e muito molhado, o que  significa que você está perto de ovular.

No dia que você ovula ele está tão forte que parece uma clara de ovo, fica bem grudentinho. A observação do muco vaginal se chama método de billings e um dos métodos comportamentais mais usados para identificar esse período. 

E você, sente algum desses sintomas? Já sentiu algo diferente disso? Lá no meu insta @dra.lorenabaldotto eu estou sempre falando de saúde feminina, sexualidade e estética. Vem me contar o que você achou dessa coluna?

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: