Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Sexo & Saúde

Sexo & Saúde

Colunista

Lorena Baldotto

Virgem pode usar absorvente interno?

| 18/04/2021, 11:47 11:47 h | Atualizado em 18/04/2021, 11:50

Você já ouviu falar que virgens não podem usar absorvente interno? Sim?! Muita gente comenta isso e escuto essa pergunta frequentemente no meu consultório. Pois bem, pessoal, vamos desmistificar isso e outros tabus que ocorrem nessa mesma esfera.

O absorvente interno pode proporcionar uma liberdade muito maior para meninas frequentarem praia, piscina e outras atividades durante o período menstrual, não seria legal privá-las dessa praticidade e comodidade por acreditar que o uso desse produto possa “tirar a virgindade”.

Um ponto de atenção importante, é que antes de adotar a técnica, a menina faça uma consulta médica para conversar, ter acesso às instruções de qual tamanho comprar, como colocar e remover, a importância de fazer trocas do absorvente e a higiene adequada para esse período. Ah! As mesmas orientações servem para quem quer adotar o coletor menstrual, viu?!

Esses tipos de absorventes conseguem se adaptar perfeitamente ao corpo feminino. Escolhendo o tamanho ideal, as camadas do absorvente interno conseguem reter todo o fluxo menstrual, deixando-a livre de vazamentos e constrangimentos. Quem tem fluxo grande entende o que eu estou falando, certo?! Ah! Outra vantagem desses absorventes é que eles não precisam ser retirados na hora de fazer xixi, já que ele fica posicionado na sua cavidade vaginal, e não na uretra, tá?!

Agora que você já sabe os motivos pelos quais o absorvente interno pode ser uma opção, eu vou responder o X da questão. Afinal, as mulheres virgens podem usar absorvente interno assim como também podem usar coletor menstrual?

A resposta é sim! O absorvente interno não “tira” a virgindade, pois uma coisa não tem naaada a ver com a outra, certo? Vou explicar melhor para que não restem dúvidas.

É importante entender que usar ou não vai depender das questões de cada uma e ninguém é obrigada a nada. Mas se a colocação for realizada corretamente, além de não causar ruptura do hímen, não vai machucar nem incomodar, e outra coisa muito importante, a perda da virgindade vai muito além da ruptura de uma membrana. Ela acontece devido a uma relação sexual, e o uso de um absorvente está longe de ser considerado igual, não é?

O hímen é uma pequena membrana protetora localizada na entrada do canal vaginal. Com a penetração, ele pode ser rompido ou não. Inclusive, existem casos raros em que as mulheres nascem sem ele.

Portanto, a virgindade não está ligada à abertura da película presente na entrada da vagina e, sim, ao fato de ter havido a relação sexual, imagine só, uma pessoa que teve contato sexual com práticas de sexo oral, ou anal, mas não teve a ruptura do hímen pode ser considerada virgem?

A resposta está no próprio nome do ato sexo oral, sexo anal, ou seja, teve relação sexual, concorda? O que achou dessa forma de pensar? Fez sentido? E agora? Acha que virgem pode ou não usar absorvente interno?

Se você ainda tem dúvidas, ou está insegura, me segue lá no insta @dra.lorenabaldotto_sexologa ou procurar um vídeo sobre esse tema no meu canal YouTube que, além de eu falar disso tudo, te ensino a colocar da forma correta. Um beijo e até semana que vem.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: