Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Sexo & Saúde

Sexo & Saúde

Colunista

Lorena Baldotto

Tem algum problema fazer sexo quando estamos menstruadas?

| 07/02/2021, 16:40 16:40 h | Atualizado em 07/02/2021, 18:12

Gente, nessa minha vida de sexóloga eu já ouvi muito tabu, inclusive relacionado à relação sexual quando estamos menstruadas, mas hoje eu vim até aqui para quebrar todos eles! O assunto que divide opiniões. Há quem diga que o sexo nesse período seja até mais prazeroso, enquanto outros não gostam nem de pensar na hipótese.

Mas vamos aos tabus, porque até mesmo quem tem vontade e se arrisca a transar menstruada costuma ter dúvidas sobre o assunto, por exemplo, sobre a necessidade ou não de se usar camisinha, sobre o risco de engravidar, sobre a possibilidade de sentir dor, de piorar a menstruação e por aí vai...

Mas vamos sanar essas dúvidas para que vocês fiquem livres para fazer ou não sexo nos dias de menstruação. Durante o período menstrual, muitas de nós têm um aumento bem grande da libido, o que é totalmente normal.

Mas nem sempre nos sentimos confortáveis para transar “naqueles dias”. A primeira coisa que devemos saber é que não nos faz mal algum e, inclusive, alivia muito dos sintomas que a menstruação traz, como as cólicas, por exemplo.

Porém, não devemos abandonar os cuidados básicos já que, nesse período, estamos mais suscetíveis a pegar infecções (nossos parceiros também!).

Por isso, usar camisinha continua sendo importante! Aliás, sobre o preservativo, é importante dizer que, apesar de ser mais difícil engravidar nesse período, pode prevenir também a gravidez, pois ela pode acontecer caso seu ciclo seja irregular ou curto.

Então abandoná-lo nessa fase pode significar uma gravidez inesperada.

Outro benefício de fazer sexo nessa fase é que pode ajudar a encurtar a duração do período menstrual. Fantástico, né? Mas olha: não se pressionem se não estiverem confortáveis.

Os benefícios só existem se você estiver segura consigo mesma. Surpresos? Em meus treinamentos e cursos sempre dou dicas importantes para apimentar a sua vida sexual. Me chama lá no insta @dra.lorenabaldotto_sexologa que terei o prazer de te explicar tudinho, te vejo lá!

SUGERIMOS PARA VOCÊ: