Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Sexo & Saúde

Sexo & Saúde

Colunista

Lorena Baldotto

Sexo, orientação sexual e gênero. Você sabe a diferença entre eles?

| 27/06/2021, 10:58 10:58 h | Atualizado em 27/06/2021, 11:00

Quando se fala em sexualidade, um dos temas mais comentados na internet, mídias tradicionais e grupos sociais é justamente a diferença entre sexo, orientação sexual e gênero. Muita gente ainda confunde tudo e acaba passando de desinformado nas conversas interpessoais. Que tal se informar melhor e parar de “pagar mico” quando este é o assunto da vez? Vamos lá que vou te ajudar a entender tudo.

Antes, preciso esclarecer que, para muita gente, falar disso ainda é um tabu. Porém, são conceitos que estão nas bases do movimento pela defesa dos direitos da comunidade LGBTQ + (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros) não só no Brasil, mas mundo afora, e pelo que tudo indica é um tema que veio para ficar.

Vamos lá, primeiro vou definir o sexo. Ele é o que determina a anatomia do seu corpo, ou seja, se biologicamente você é menino ou menina, em função do seu órgão sexual.

Essa ideia reflete o que todos temos assimilado, que temos um sistema reprodutor, características físicas secundárias (como seios ou barba) e sexualmente somos definidos por esses elementos. É a parte física da identidade de uma pessoa.

A orientação sexual vai além da parte física, ou seja, do sexo. Esta define os seus interesses sexuais, ou seja, por qual sexo você tem atração carnal e sentimental romântica ou sexual, entende?

Esse é o aspecto psicológico que complementa o sexo, possibilitando à pessoa estabelecer quais são suas preferências nas relações sexuais e sentimentais, que podem ser heterossexual, homossexual ou bissexual.

Existe também o assexual, que não se interessa por nenhum dos sexos.

E, para finalizar, vamos falar do gênero. Neste caso, não estamos falando apenas de um aspecto físico ou psicológico.

Aqui também há uma questão social e de construção de identidade. Uma pessoa se reconhece como feminino ou masculino, independente de sexo ou orientação sexual. Isso é a identidade de gênero.

É escolher, se identificar com determinados valores, posturas e condutas sociais, que culturalmente estão associadas a determinado gênero, feminino ou masculino, sem que seu sexo biológico seja o determinante.

Nesse aspecto, existem dois grupos, que são os que se identificam com o mesmo gênero do seu sexo biológico, e os que se identificam com o gênero oposto ao do seu sexo biológico.

Outra dica importante: se você não sabe qual o gênero da pessoa, pergunte como ela gosta de ser chamada, assim você descobre e não comete uma gafe.

Gostou da dica? No início é complicado, mas entender e respeitar as diferenças é um passo importante para que nossa sociedade evolua.

Ainda tem dúvidas? Me chama lá no insta @dra.lorenabaldotto_sexologa que terei o maior prazer em te ajudar.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: