Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Sexo & Saúde

Sexo & Saúde

Colunista

Lorena Baldotto

Por que não estou lubrificando durante o sexo?

Coluna de Lorena Baldotto, publicada aos domingos em A Tribuna

Lorena Baldotto | 24/07/2022, 11:31 11:31 h | Atualizado em 24/07/2022, 11:32

Olá maravilhosa! Bora falar da lubrificação vaginal? Por que ela acontece? Quando? Todo mundo tem que lubrificar naturalmente para ter sexo? Só assim é saudável? 

A lubrificação vaginal é fundamental para garantir penetrações suaves e prazerosas. Se não tem lubrificação, tem incômodo e, provavelmente, dor. 

Vou falar melhor sobre isso, quais podem ser as causas e as soluções para quem está passando pelo problema. 

Bom, uma das primeiras razões relacionadas  à má lubrificação é a falta de excitação ou desejo sexual. Os homens quando excitados ficam com o pênis ereto, certo? As mulheres ficam molhadas, lubrificadas. 

Mas quando não nos sentimos excitadas o suficiente, esse processo fica difícil de acontecer, e nos sentimos secas, sem conseguir a penetração, ou ela acaba só acontecendo com ajuda de lubrificantes.

Por esses motivos, a primeira pergunta que você deve se fazer é  se você realmente fica excitada quando faz sexo com seu companheiro, se você tem tesão e desejo por ele. 

Dependendo da resposta podem existir diferentes causas pelas quais você não se lubrifique bem. Mas as causas da falta de lubrificação podem responder às condições físicas ou psicológicas. 

No aspecto físico, as mudanças hormonais importantes que ocorrem em etapas da nossa vida como a gravidez, a amamentação ou a menopausa podem ser responsáveis pela secura vaginal. 

Se você não se identifica com nenhuma delas, mas está sofrendo de algum tipo de alteração hormonal, é normal lubrificar em menor quantidade também.

As infecções vaginais costumam ser também responsáveis pela diminuição da nossa capacidade de lubrificar. Inclusive a  mudança de anticoncepcional ou até se começou a utilizar o método contraceptivo recentemente. 

Alguns tipos de medicação, uso abusivo de álcool e drogas também podem fazer você lubrificar menos.  

Mas eu preciso te alertar que as condições psicológicas são as principais responsáveis pela má lubrificação. O sexo sem excitação da forma adequada, sem desejo, só pra cumprir tabela não te ajudam nem um pouco. 

Os encontros em momentos em que não temos vontade de sexo e em que cedemos apenas para satisfazer o outro, ou as distrações durante o ato afetam a lubrificação.

 Falar mais abertamente sobre o que te satisfaz, ou até mesmo guiar para os locais que mais te excitam pode  ajudar a aumentar o desejo, e junto a ele vem a lubrificação. É uma consequência. 

Alguns problemas emocionais, para serem sanados serão necessárias sessões de terapia sexual. Como é o caso das mulheres que tiveram uma educação sexual muito restrita, algumas tem medo da penetração, ou já viveram alguma experiência íntima negativa e vários outros tabus relacionados ao sexo.

É possível aumentar a lubrificação vaginal seguindo alguns passos. Procure ajuda da terapeuta sexual aqui. 

Já atendi muitas mulheres nessa situação e passo vários exercícios,  trato as questões emocionais para que você volte a lubrificar e ter uma vida sexual de qualidade. 

No meu insta @dra.lorenabaldotto e no meu canal do Youtube você vai encontrar muita informação legal, segue lá!

Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: