Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Sexo & Saúde

Sexo & Saúde

Colunista

Lorena Baldotto

Não menstruei este mês. Será que vou ter período fértil?

| 22/08/2021, 17:21 17:21 h | Atualizado em 22/08/2021, 17:28

Olá mulherada, vamos tirar essa dúvida e acabar de vez com a ideia de fazer qualquer loucurinha pelo fato da menstruação não ter descido. A resposta desta pergunta é: depende. Se a mulher não menstrua e esse atraso da menstruação for devido à irregularidade menstrual, ela tem período fértil, sim, pois pode continuar ovulando. Tem como saber? Às vezes sim, às vezes não.

Vem que vou te explicar. Se tiver utilizado pílula, ela não vai ovular, pois ela vai estar tomando medicação que bloqueia o ovário de liberar o óvulo. Esse é o primeiro fator que influencia na ovulação.

Porém, questões metabólicas, variação de peso, questões emocionais, estresse, uso de medicamentos, carências nutricionais ou síndrome do ovário policístico, por exemplo, podem causar alterações endócrinas que interferem na ovulação.

Algumas pessoas podem não ovular e nem menstruar e outras não. E como saber qual o meu período fértil?

Se não está usando hormônios, temos algumas regrinhas. Vou relembrar algumas, ok?

Normalmente o ciclo menstrual tem duração que varia entre 24 e 35 dias. Para saber qual é o seu período fértil, tem que contar os dias entre uma menstruação e outra.

Vou te dar um exemplo para ficar bem fácil a compreensão: se o intervalo for de 30 dias, o 15º dia será o seu dia mais fértil, e provavelmente você vai ovular nesse dia. Mas, atenção, o período fértil começa três dias antes e continua até três dias depois do 15º dia, pois o espermatozoide pode sobreviver por até cinco dias dentro do seu corpo.

Sendo assim, para um ciclo de 30 dias, o período fértil será do 12º ao 18º dia desse ciclo menstrual.
Gente, isso não é uma regra, é uma predominância, mas algumas mulheres ovulam em um período totalmente aleatório do ciclo. Isso não é tão comum, mas existe!

Então, se não quer ficar grávida, atenção! Tem que haver prevenção ou uma tabelinha muito bem feita e, ainda assim, o risco existe!

Vou te contar aqui um pouquinho sobre alguns sinais que o nosso corpo dá de que estamos no período fértil. Ocorre um aumento notável da secreção vaginal. Esse é um sintoma clássico de que estamos no período da ovulação. Essa secreção é transparente, elástica, sem odor forte, semelhante à clara de ovo.

Outro sinal é o aumento da libido. Também é comum ter algumas dores na parte baixa do ventre, que acontecem por causa da ovulação.

Outro fator que não vou deixar de mencionar aqui é o aumento da temperatura corporal.

E aí, gostaram do tema de hoje? Aproveita, vai lá no meu insta e deixe sugestões para as próximas colunas! @dra.lorenabaldotto_sexologa.

MATÉRIAS RELACIONADAS