Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Sexo & Saúde

Sexo & Saúde

Colunista

Existe tratamento para rejuvenescer a região íntima?

| 14/03/2021, 12:29 12:29 h | Atualizado em 14/03/2021, 12:31

Você sabia que, com o passar do tempo, a mulher perde um hormônio sexual muito importante, o estrogênio? Sim. Isso acontece e, junto com essa perda, começam algumas alterações na vulva e no canal vaginal que provocam perda da sensibilidade, diminuição da lubrificação e vascularização da região íntima.

Também ocorre a perda de parte da elasticidade da vagina. O pH sofre alterações e até mesmo provoca incontinência urinária, ou seja, perda de urina com pequenos e médios esforços, com ou sem atrofia da musculatura da região.

Com o envelhecimento da vulva, ocorre também a perda de volume e mudança na coloração dos pelos pubianos, e há mudança até do tamanho do canal vaginal em mulheres que passaram por um parto normal.

Esse envelhecimento íntimo afeta e muito a autoestima feminina. Mas calma, há procedimentos que ajudam a melhorar toda essa questão e retardar o envelhecimento íntimo.
Uma das técnicas mais modernas e de muito sucesso é o laser. Com poucas sessões, ele consegue trazer resultados bastante satisfatórios.

Há também a terapia de radiofrequência vaginal, que lança a frequência na parede da vulva e da vagina melhorando também a lubrificação e os sintomas de atrofia.

Algumas dessas alterações também podem se beneficiar com uso de terapias hormonais, porém não é todo mundo que pode usar hormônio.

Ficou interessada? Não pense que o laser e a radiofrequência podem ser feitos apenas pelas mulheres na menopausa.

Aquelas que têm algum incômodo na região, possuem incontinência urinaria, flacidez, presença de flatos vaginais e sintomas de ressecamento com ou sem alterações hormonais envolvidas podem se beneficiar, inclusive mulheres que não podem usar hormônio devido a histórico de câncer de mama ou trombose.

Só tomem cuidado na hora de escolher o profissional. Certifique-se de ele é capacitado e vai indicar a melhor opção para você.

Ficou com alguma dúvida? Me chama lá no insta @dra.lorenabaldotto_sexologa que eu terei o maior prazer em te responder!

MATÉRIAS RELACIONADAS