Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Sexo & Saúde

Sexo & Saúde

Colunista

Lorena Baldotto

É possível engravidar fora do período fértil?

| 20/03/2022, 11:55 11:55 h | Atualizado em 20/03/2022, 11:57

Você conhece alguém que engravidou “fora” do período fértil? Eu e quase todos vocês, não é? Geralmente quem passa por isso não estava usando nenhum método contraceptivo, estava “brincando de roleta russa”. Coito interrompido não é método contraceptivo e as chances de gestação são altíssimas! 

E nem sempre a gente ovula no “dia certo”. Pode acontecer de a ovulação vir totalmente fora da tabelinha, por isso o risco de engravidar mesmo não estando no “período fértil”. E outra, se você engravidou fora do período fértil, só tem um motivo... você não estava fora do período fértil.

Para quem adota apenas tabelinha ou aplicativo, uma dica para ter  mais segurança é associar a prática a outro método de proteção, como, por exemplo, a barreira física, ou seja, a camisinha ou os anticoncepcionais hormonais.

Eu gosto muito do método de Billings, já ouviu falar? Neste método a mulher tem que observar o muco cervical, mas antes de ser utilizado de fato, ela deve fazer observações com o objetivo de identificar as características desse muco dentro e fora do período fértil.

Imagem ilustrativa da imagem É possível engravidar fora do período fértil?
 

Além disso,  deve anotar diariamente a presença ou ausência de muco e também  sua consistência e cor. Só assim ela vai conhecer como o seu corpo funciona e aprender a identificar quando está fértil. 

Para vocês já ficarem atentas é importante observar os sinais de que você pode estar no período fértil. Destacam-se entre os principais  sensação de estar mais molhada na região da vulva; muco mais fino e claro, podendo ser mais consistente ou semelhante à clara de ovo; aumento da libido  e aumento da temperatura corporal.

Essas características indicam que você está nos dias propícios para a concepção, ou seja, se quiser engravidar é hora de tentar, mas se quiser evitar é o momento de redobrar os cuidados. 

E olha pessoal, caso opte por aderir ao método de Billings é importante saber reconhecer as consistências do muco durante o ciclo menstrual para evitar interpretações erradas. 

Além disso, você deve evitar o uso de medicamentos hormonais, não aplicar espermicidas, introduzir objetos ou fazer exames internos na vagina, já que podem provocar alterações no muco cervical, dificultando a interpretação sobre a sua  consistência.

Gostou do conteúdo? No meu canal do YouTube eu explico o método de Billings e sempre dou dicas sobre a saúde sexual no meu insta @dra.lorenabaldotto.

Se quiser aparecer por lá, será super bem-vinda!

Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

MATÉRIAS RELACIONADAS