Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Sexo & Saúde

Sexo & Saúde

Colunista

Lorena Baldotto

DIU ou anticoncepcional?

Coluna foi publicada no domingo (08)

Lorena Baldotto | 09/10/2023, 10:50 10:50 h | Atualizado em 09/10/2023, 10:52

Imagem ilustrativa da imagem DIU ou anticoncepcional?
Autora da coluna, Lorena Baldotto é ginecologista e sexóloga |  Foto: Arquivo/AT

Qual o melhor? Essa é uma pergunta que escuto todas as vezes que sugiro o DIU (Dispositivo Intrauterino) para minhas pacientes, seja o DIU hormonal, de cobre ou prata. Então, vamos falar das vantagens e desvantagens de cada método, apresentar as variáveis e isso vai ajudar a entender qual o melhor método, pois não existe fórmula mágica. Além disso, o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra.

Ambos os métodos são supereficazes quando usados corretamente. Lembrando que o objetivo inicial é a contracepção mas vou falar dos efeitos esperados de cada método. Os anticoncepcionais orais podem ser composto ou de ação única e isso já pode ser considerado uma vantagem, pois há variedade e possibilidade de troca em caso de má adaptação.

Eles podem ser utilizados em maior ou menor dose e tem alguns que são mais focados em melhorar os efeitos androgênicos como acne e queda de cabelo.

A desvantagem do método é que, muitas vezes, ele pode interferir no ganho de massa magra, na libido e ter efeitos colaterais como náuseas, vômitos, dor de cabeça, dores nas mamas, entre outras. Essas complicações podem ser minimizadas ou aumentadas de acordo com o tipo de pílula usada.

Além disso outra desvantagem em comparação ao DIU é a necessidade de tomar diariamente a pílula, o que pode não ocorrer e levar a um maior risco de gestação indesejada.

Isso faz com que a eficiência do método real seja menor do que a analisada em estudos.

Já nos implantes de DIU, temos uma grande vantagem: como o dispositivo pode durar de cinco a 10 anos, não há risco de esquecimento, fazendo com que sua eficiência aumente.

Vamos lembrar que nenhum método é 100% eficaz, porém a taxa de falha do DIU é pequena, cerca de 1 caso para cada 1.000 usuárias. Por isso, é sempre polêmico quando alguém engravida usando DIU.

Os DIUs podem ser hormonais ou não hormonais e as medicações são sempre as mesmas.

O DIU é utilizado por mais de 100 milhões de mulheres no mundo. No momento em que a mulher desejar engravidar, a retirada é supersimples. Todas as mulheres que estão na vida reprodutiva, em qualquer idade, podem usar o DIU e também aquelas que já tenham tido relação sexual com penetração vaginal.

A colocação do DIU é um procedimento mais simples do que se imagina. A mulher deve preferencialmente estar menstruada, pois o colo do útero fica mais aberto, o que facilita o acesso ao interior do órgão. Algumas mulheres são mais sensíveis à dor e sentem um desconforto, mas sempre utilizo anestésicos durante a colocação ou até mesmo, se necessário, sedação, caso em que a colocação tem de ser realizada em ambiente hospitalar.

O procedimento costuma durar de 20 a 30 minutos. Nas primeiras 24 horas após a colocação, não tenha relações sexuais nem pratique exercícios físicos, pois podem surgir cólicas. O DIU é imperceptível durante a relação sexual e no seu dia a dia, então fique tranquila e protegida!

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: