Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Sexo & Saúde

Sexo & Saúde

Colunista

Lorena Baldotto

Como fica a sexualidade da mulher após ela se tornar mãe?

| 16/05/2021, 11:23 11:23 h | Atualizado em 16/05/2021, 11:27

Olá meus queridos leitores! Achei legal trazer esse tema para vocês já que estamos no mês das mães e esse assunto é muito importante de ser tratado, pois o período do pós-parto é marcado por muitas alterações físicas e mentais. Os hormônios femininos ficam bastante bagunçados e o corpo, aos poucos, vai tentando se recuperar das enormes mudanças passadas no período da gestação.

É importante lembrar que a rotina e as prioridades da mulher também mudam, e a mamãe só pensa em cuidar do bebê, mas paralelo a isso, existe o parceiro que está ávido pelo retorno da vida sexual que tinham.

E como conciliar essas duas situações? Como fica o apetite sexual da mulher depois do parto? Um fato que não pode ser negligenciado é que, além da preocupação com o recém-nascido, a baixa qualidade do sono, a sensação de cansaço, os seios sensíveis, a insatisfação com o próprio corpo e, para muitas, o retorno ao trabalho são algumas das razões que levam a mulher a ter menos apetite sexual após o parto.

Imagem ilustrativa da imagem Como fica a sexualidade da mulher após ela se tornar mãe?
|  Foto: Ilustração: André Felix/AT

Ocorre também a diminuição da libido provocada pela baixa hormonal característica desse período que impacta diretamente no apetite sexual da mulher.

Mas como resolver tudo isso? Estatísticas mostram que casais que tinham uma vida sexual ativa e prazerosa antes da gravidez conseguem voltar à rotina com a mesma qualidade e intensidade mais rapidamente, mas se o casal não tinha uma vida sexual muito prazerosa, o processo pode ser mais lento, mas ainda assim ele acontece.

Vou te dar algumas dicas para que tudo aconteça de maneira mais tranquila, ok? O primeiro passo é conversar abertamente com o seu parceiro. Fale com ele sobre as mudanças físicas e mentais e não se esqueça de dizer como se sente.

Isso é sempre melhor do que ceder a uma relação dolorosa e sem prazer. Invista nas preliminares! Estímulos como a masturbação e o sexo oral ajudam ao casal a entrar no clima, pois a penetração, nesse momento, pode ser dolorida, já que a mulher lubrifica menos no pós-parto.

Como os fatores emocionais são tão determinantes quanto os fatores físicos é importante que a mulher se cuide, procure elevar a autoestima e dê um tempo para compreender seu novo corpo.

Caso essas alternativas não estejam ajudando, a terapia de casal e a terapia sexual podem ser úteis e ajudar bastante nessa nova etapa. O que não pode acontecer é deixar a vida sexual de lado, viu? Ela é muito importante para ele e para você também!

Qualquer dúvida sobre esse assunto, me procura no insta @lorenabaldotto_sexologa que eu tenho um curso ótimo para te indicar!

SUGERIMOS PARA VOCÊ: