Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Sexo & Saúde

Sexo & Saúde

Colunista

Lorena Baldotto

Ainda dá tempo de clarear a virilha para o verão?

Coluna foi publicada no domingo (05)

Lorena Baldotto | 06/11/2023, 11:42 h | Atualizado em 06/11/2023, 11:44

Imagem ilustrativa da imagem Ainda dá tempo de clarear a virilha para o verão?
Escurecimento da virilha pode causar desconforto em mulheres, especialmente no verão, e impedir o uso de biquínis e maiôs |  Foto: © Divulgação/Canva

A virilha pode escurecer por alguns motivos, e várias mulheres já passaram por isso. Quando a mulher está grávida e logo após a gestação, é quase certo esse escurecimento. Isso porque os hormônios têm influência no aparecimento de manchas em várias regiões do corpo.

Mas outros fatores também podem contribuir para o escurecimento como o uso lâminas para depilar, cera, atrito com determinados tipos de roupas, glicose alta e por aí vai.

Mas eu não traria apenas o problema sem uma solução, não é mesmo? O fato é que existem diversos tratamentos e, sim, na maior parte dos casos eles alcançam bons resultados até o verão.

No caso das gestantes, existem tratamentos durante e após o nascimento que fazem com que a sua pele da virilha melhore a coloração.

Normalmente, esse escurecimento melhora logo após o parto, mas algumas pacientes me procuram reclamando que não voltou a cor normal e que estão se incomodando. Caso isso aconteça, existem alguns tratamentos que podemos fazer para ajudar a voltar a coloração normal.

Até durante a gestação é possível utilizar clareadores específicos para grávidas e ajudar no controle da tonalidade da pele. Também é importantíssimo manter uma boa alimentação para controle da glicemia e da inflamação. O aumento do açúcar no sangue é o maior vilão do escurecimento íntimo.

Mas, quando passa a gestação e começa o período pós-parto, aí sim a gente pode ousar nos tratamentos, e esses mesmos procedimentos podem ser utilizados por mulheres que tiveram escurecimento por outros fatores, que não seja a gestação, mas, como sempre digo, cada caso é um caso e precisa ser analisado.

Gosto de utilizar o laser, clareadores orais, clareadores locais, medicação injetável, os peelings, tratamentos locais e um home care. Às vezes, um pouquinho de cada para ter mais resposta. Cada caso é muito particular e, depois de te ver, é que eu vou indicar o melhor tratamento.

Enfim, o importante é buscar solução para o que está incomodando, e sim, temos ótimas soluções quando o assunto é escurecimento íntimo.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: