Penalidade para motos e bikes
“Há alguma penalidade na nova regra de trânsito para ciclistas que não obedecem a lei e andam fora das ciclovias e para os motociclistas que andam entre os veículos no trânsito?”, é o questionamento do aposentado José Celso Loureiro, que mora na Praia da Costa, em Vila Velha.
Ele pergunta também se há alguma penalidade para o poder público que não sinaliza adequadamente as ruas nem colocam faixas para travessia de pedestres nas via públicas.
O Detran-ES informa que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) já previa normas de circulação para ciclistas e infração para quem conduzir bicicleta em passeios onde não seja permitida a sua circulação.
Em relação aos ciclistas, a nova Lei aumenta a gravidade da infração para quem deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito ao ultrapassar ciclista, que passa a ser infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47, e cria uma multa para quem parar o veículo sobre ciclovia ou ciclofaixa, que será considerado infração grave, sujeita a multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH.
A nova lei não criou regras para a circulação de motocicletas no corredor.
Quanto à sinalização, informa que sinalização horizontal e vertical e dispositivos auxiliares nos municípios que não têm o trânsito municipalizado e que sugestões dos cidadãos referentes à sinalização devem ser encaminhadas à Prefeitura do município, que é a responsável por apresentar novas demandas de sinalização ao órgão de trânsito.
No caso de Vila Velha, que tem o trânsito municipalizado, a sinalização e a fiscalização de trânsito no que tange a circulação, estacionamento e parada cabe ao município.
O que diz o leitor
José Celso disse esperar que com a nova lei a fiscalização seja reforçada para impedir os abusos praticados nas ruas.
Centro Praça abandonada
Denisia Braga Ribeiro, enfermeira
“Na escadaria Bárbara Lindenberg e na praça em frente ao Palácio Anchieta a situação é crítica. Mato, lixo e estátuas quebradas, sem manutenção”.
A Central de Serviços de Vitória explica que a varrição da Praça João Clímaco é feita três vezes por semana e a lavagem às quartas-feiras. Na escadaria a limpeza é diária e noturna.
Alice Coutinho Exame para diagnóstico
Hasenhouwer Apolinario Lemos, comerciário
“Com suspeita de infecção urinária, minha mãe foi ao PA de Alto Laje e não fizeram qualquer exame, nem a medicaram. Ela continua numa área cheia de pessoas com sintomas de Covid-19”.
A Secretaria de Saúde de Cariacica alega que a paciente foi internada no PA de Alto Laje e, após ser medicada, evadiu-se do local.
Flexal II Falta de água constante
Andrea Ribeiro dos Santos, missionária
“Ficamos sem água novamente na rua Sagrada Família. Desta vez, foram cinco dias. A Cesan continua ignorando a situação”.
A Cesan esclarece que o abastecimento de água na região encontra-se dentro da normalidade. Os técnicos informam que o problema de abastecimento é interno ao imóvel. Em todo imóvel com mais de dois pavimentos o cliente deve instalar reservatório inferior com bombeamento interno.
Laranjeiras Velha Totem com nome
José Amorim Pereira, militar da reserva
“Quando o totem com o nome da Unidade de Saúde do bairro (Alda Peixoto Teixeira Pereira) será reinstalado. E quando o muro será repintado?”.
A Secretaria de Saúde da Serra ressalta que está contratando empresa para confecção de totens de 20 Unidades de Saúde que estão sem identificação. A pintura do muro será inserida na manutenção.
Curva da Jurema Módulo fechado
Rafael Falcão dos Anjos, técnico em manutenção industrial
“A Polícia Militar informou que o novo Posto de Atendimento na Praia da Curva da Jurema iria funcionar 24 horas, de segunda a sexta-feira, mas ontem, 21 de abril, o posto passou o dia fechado. Será que há falta de pessoal”?
A Polícia Militar informa que a reclamação não procede. A 3ª Companhia do 1º Batalhão funcionou no dia 21 de abril normalmente, 24h por dia.
Mucuri Limpeza mal feita
Jhonatan da Silva Corrêa, motorista
“Equipes foram ao bairro para fazer uma limpeza, mas deixaram as ruas ainda mais sujas, com lixo atrapalhando a passagem dos pedestres”.
A Secretaria de Serviço de Cariacica informa que o bairro recebeu o mutirão de limpeza, com varrição, capina, recolhimento de lixo e pintura de meio-fio.