Obras de reforma em fase final
Concessionária Eco101 realiza intervenções finais na parte superior do viaduto e prevê a conclusão do setor inferior até março
Redação jornal A Tribuna
“Ao passar pela rodovia Governador José Sette, no dia 30 de janeiro, constatei que o viaduto de Tabajara ficou pronto e a pista de rolamento está liberada. Ao contrário de meses anteriores, o trânsito está fluindo normalmente, sem o sistema pare e siga. No entanto, observei que ainda há telas nas laterais do viaduto”, destaca o engenheiro civil Alexandre Coelho, que mora na Praia da Costa, em Vila Velha.
“O serviço no local ainda não foi totalmente finalizado e ainda há ações a serem feitas pela empresa contratada”, completou Alexandre.
O engenheiro civil afirma que, diante disso, gostaria de saber quando é que a obra será concluída e quando a passarela de pedestres terá grades de proteção adequada para garantir a segurança dos pedestres e ciclistas.
A Eco101 informa que entregou em dezembro de 2021 a primeira etapa da obra de recuperação do viaduto da rodovia ES-080, que fica sobre a BR-101 na altura do km 291,3, em Cariacica, próximo ao bairro Tabajara.
Com a finalização das intervenções nas pistas da parte superior do viaduto, o tráfego que liga os bairros Tabajara a Santo Antônio foi normalizado.
Ainda na parte superior, o guarda-corpo foi implantado e estão sendo realizados acabamentos na obra, como alguns pontos de drenagem, junta de dilatação e reforço da sinalização horizontal.
A empresa informa ainda que a obra, iniciada em 2020, é imprescindível para garantir a integridade da estrutura do viaduto, que é bem antigo, e também a segurança viária dos usuários que trafegam pela via.
As obras na parte inferior continuam sendo realizadas e têm previsão de conclusão até o março deste ano, conforme cronograma.
O que diz o leitor
Alexandre disse que as grades de proteção foram instaladas e espera que a obra seja concluída no prazo previsto pela concessionária.
Praia da Costa
Falta de fiscalização
Marcos Moraes, analista judiciário
“Nas avenida Hugo Musso e Castelo Branco é proibido estacionar até as 9 horas, mas a falta de fiscalização de trânsito dificulta o fluxo de veículos todos os dias na região”.
A Guarda de Trânsito de Vila Velha esclarece que realiza fiscalização diariamente nas vias citadas, autuando aqueles que incorrem em infração de trânsito.
Praia do Morro
Escadas na orla
Carmem Scarton, pedagoga aposentada
“No final da Praia do Morro tinha uma escada de madeira, mas foi retirada. Só há dois acessos: perto do morro da pescaria e onde ficam os barcos”.
A Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos de Guarapari informa que a orla da Praia do Morro é acessível, tendo o total de 11 rampas e nove escadas.
Mucuri
Limpeza das ruas
Marcelo Mendes Blunck, vigilante
Carlos Eduardo da Silva, motorista
“Várias ruas do bairro precisam de limpeza e capina com urgência. Há mais de um ano que as equipes não aparecem por aqui”.
A Secretaria de Serviços de Cariacica informa que recentemente realizou a limpeza de ruas, com equipes de capina, poda e varrição. Novas ações de limpeza serão executadas.
Praia de Bicanga
Sem energia
André Eduardo Lauret, quiosqueiro
“Praticamente todo domingo, do meio dia para a tarde, falta energia no bairro. Acredito que ocorre devido à sobrecarga na rede elétrica, principalmente no verão. A EDP precisa tomar providências”.
A EDP informa que manteve contato diretamente com o cliente e prestou todos os esclarecimentos sobre a rede elétrica na Praia de Bicanga, Serra.
Santa Tereza
Jardim sem manutenção
Rosalina M. Barcelos Araújo, aposentada
“No ponto de descarte irregular de lixo, na rua Frederico Ozanan, foi instalado um jardim. Mas o local está abandonado, sujo e precisa de manutenção”.
A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vitória informa que a solicitação formulada pela moradora será incluída na programação de execução de serviços.
Morada de Laranjeiras
Mudança no itinerário?
Claudia Sabina Pereira, dona de casa
“Estão querendo alterar a rota da linha 860, que hoje passa em frente ao condomínio dos edifícios Porto Fino e San Remo onde moro. Disseram que é porque a rua das Cotovias está ficando muito estreita. Isso procede?”
A Ceturb-ES informa que não há previsão de mudança de itinerário na linha 860.
Opinião do leitor
Maior valorização
A Polícia Militar e a Guarda Municipal prestam relevantes serviços ao povo capixaba. É preciso que juízes e delegados valorizem o trabalho da PM e da Guarda mantendo na prisão criminosos que passam diariamente pelas cadeias. A sociedade assim espera.
Daniel da Costa
Coqueiral de Itaparica – Vila Velha
País evangélico
Segundo previsões de especialistas, o Brasil se tornará um país com maioria evangélica no começo da nova década. O que ocorre para os leigos, não é a confirmação das expectativas. O Espírito Santo está trabalhando em todo o mundo com o objetivo de que o nome precioso do Senhor e Salvador Jesus Cristo seja conhecido e aceito como único e suficiente salvador.
Depois disto virá o arrebatamento, que é o processo que levará os salvos mortos ou vivos até Jesus nos ares para viver eternamente com o mestre (I Tes.4:13-18).
Valdeci Carvalho Ferreira
Mata da Serra – Serra
Marataízes
Depois de algumas décadas do areal desértico (aterro pela mesma draga utilizada em Dubai) que empanou a beleza natural da orla urbana de Marataízes, finalmente uma parte considerável da área está urbanizada. Com um projeto de muito bom gosto, encanta qualquer visitante mais exigente como tem encantado a população local.
A partir de duas faixas largas e bem sinalizadas para o tráfego de veículos, acessos para a praia distribuídos de forma a não permitir velocidades excessivas, canteiros ajardinados com vegetação nativa bem selecionada, muitas áreas para prática de esportes e exercícios físicos, tudo agora bem utilizado por gente de todas as idades. À noite, uma iluminação eficiente.
Com o município privilegiado como o maior campo petrolífero capixaba, há muitos meios para transformar Marataízes num balneário de primeiríssima linha do País.
Roberto Pimentel
Praia do Canto – Vitória
Peixinho
“Mamãe, a praia está chata porque a vovó Mariza não está aqui.” “Ela está com o Papai do Céu, Luis.” “Ele existe?!” “Existe sim, meu filho. Vai brincar com o seu barquinho.”
A criança estava cantando a música da pescaria do Pedro e os discípulos, que não pegaram peixes, quando um senhor passou e jogou um peixinho dentro do barco. “Mamãe! Olha! Um peixe vivo! Deus existe!!”
Anna Célia Dias Curtinhas
Bento Ferreira – Vitória
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Qual a Bronca?,por Redação jornal A Tribuna