Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Qual a Bronca?

Qual a Bronca?

Colunista

Redação jornal A Tribuna

Filas para consulta em unidade

Pacientes enfrentam filas e mau tempo para conseguir consultas. Estrutura da Unidade Básica de Saúde é alvo de reclamação do leitor

Redação jornal A Tribuna | 20/10/2022, 09:43 h | Atualizado em 20/10/2022, 09:45

“Recorro a esta coluna para reclamar dos serviços prestados pela Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Porto de Santana, que atende aos moradores de vários bairros da região, que inclui Porto Novo, onde moro”, afirma o cabeleireiro Danilo Mendes Ferrari. 

Ele relata que no último dia 5 de outubro, ao chegar à Unidade, se deparou com uma fila de pessoas aguardando do lado de fora do prédio, na esperança de conseguir uma ficha para atendimento médico, desde a noite anterior.

“Uma situação desumana. Havia pessoas espremidas, rente a parede, no lado de fora da unidade, e praticamente ao relento, pois no local não há cobertura para abrigar os pacientes do sol e da chuva”.

Danilo afirma que no interior do prédio as condições também não são as melhores. “Não há copos de plástico disponíveis para as pessoas que precisam tomar água ou um comprimido prescrito pelo médico que o atendeu”.

O cabeleireiro destaca ainda que para conseguir um atendimento de urgência, idosos e mães com filhos madrugam na porta da Unidade  e, depois disso, são obrigados a enfrentar uma fila novamente para dar entrada no encaminhamento dado pelo médico para agendar  a consulta com o especialista recomendado pelo clínico. “Por que esse processo não é automático?”, questiona.

 A Secretaria  de Saúde da Prefeitura de Cariacica (Semus) informa que as consultas podem ser agendadas por telefone, presencial e on-line. Informa ainda que as pessoas têm o hábito de chegar cedo quando se trata de coletar exames. 

Em relação aos copos, esclarece que houve um atraso na entrega do material, mas já estão disponíveis na unidade de saúde.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: