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Qual a Bronca?

Qual a Bronca?

Colunista

Redação jornal A Tribuna

Emissão de identidade rápida

O Departamento de Identificação da Polícia Civil informa que está passando por um grande processo de modernização do serviço há um ano

A Tribuna | 01/10/2022, 11:59 h | Atualizado em 01/10/2022, 12:00

“Preciso renovar a minha carteira de identidade e não consigo agendar atendimento nem em Cariacica, nem em Viana”, reclama o vendedor Devair da Silva Eduardo, que mora no bairro Universal, Viana.

O leitor afima que  há mais de um ano  tenta conseguir uma vaga e não adiantam as tentativas. “Disseram que só vão abrir novas vagas  ano que vem”,  relata Devair.

O Departamento de Identificação da Polícia Civil  informa que está passando por um grande processo de modernização do serviço há um ano, com a contratação de servidores e de uma empresa privada para prestação de diversos serviços, aquisição de um software automatizado de pesquisa de impressões digitais e face (Abis). 

Ressalta que atualmente está em processo de migração de base de dados para este novo software. 

“A expectativa é de que, com esta nova ferramenta tecnológica, alguns fluxos na confecção da carteira de identidade sejam extintos, tornando o processo bem mais rápidos”.

O departamento esclarece ainda que em agosto foi feita a ampliação na liberação das agendas, com aumento de 30% na oferta de agendamentos online e também a extensão na quantidade de dias de quatro para 15 dias. 

Ao todo, foram liberadas em 1º de agosto um total de 8.280 vagas. Desde 1º de agosto que o posto da Casa do Cidadão funciona também no período da manhã, liberando, inicialmente, um acréscimo de 200 vagas.

Dos 80 postos de identificação do Estado, 11 atendem através de um sistema de agendamento, feito no site https://agenda.es.gov.br.

A Polícia Civil esclarece que emite, em média, 18 mil carteiras de identidade por mês. O volume é grande e cerca de 40% dos agendamentos são desperdiçados, devido a diversas situações: o interessado não comparece no horário marcado; comparece, mas não leva os documentos necessários ou dá entrada,  mas não volta para buscá-la.


O que diz o leitor

Devair vai esperar a mudança e lamenta que tantas pessoas agendem horários e não apareçam, prejudicando quem precisa do documento.

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