Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Ventos políticos são favoráveis em Colatina

Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos

Eduardo Maia | 28/10/2025, 08:00 h | Atualizado em 27/10/2025, 19:23

Imagem ilustrativa da imagem Ventos políticos são favoráveis em Colatina
Ricardo Ferraço (MDB), Renzo Vasconcelos (PSD), Renato Casagrande (PSB), e Lucas Scaramussa (Podemos) |  Foto: Divulgação

Integrantes do Palácio Anchieta garantem: o clima entre o governo do Estado e o prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos (PSD), é totalmente diferente ao que era no início do ano.

Mais uma prova disso foi evento de assinatura do edital para pavimentação da ES-442, que interliga Linhares e Colatina. No último sábado, o clima era de harmonia.

Em seu momento de fala, Renzo encheu o governador Casagrande (PSB) de elogios. Além disso, segundo as lideranças presentes, a sintonia entre o prefeito e o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), tem sido um fator que chama atenção.

Casagrande chegou a falar da importância de manter o Espírito Santo “no caminho certo”, e que é preciso continuar com os investimentos que estão saindo do papel nos últimos anos. Renzo, por sua vez, apontou que é uma das administrações mais municipalistas do Brasil.

Muita água vai passar...

Quando se trata de 2026, Renzo tem dito que quer ser “ponte” entre as lideranças. Palacianos, porém, tem garantido que ele irá caminhar com Ricardo Ferraço.

Cabe lembrar que o prefeito de Colatina tem relação próxima com o de Vitória, Lorenzo Pazolini (Rep), e que há incógnita sobre os planos futuros de Paulo Hartung (PSD), seu correligionário.

Vai assumir presidência

O PP de Vitória terá em breve nova presidente. A vice-prefeita da capital, Cris Samorini, vai assumir o posto, que hoje é ocupado por Marcos Delmaestro.

Segundo lideranças do partido afirmaram à coluna, o assunto já está pacificado internamente. Resta saber se esse movimento da vice-prefeita terá consequências no tabuleiro eleitoral de 2026. A ver.

Afinal, terno ou sem camisa?

Imagem ilustrativa da imagem Ventos políticos são favoráveis em Colatina
Renato Casagrande (PSB) e Ricardo Ferraço (MDB) |  Foto: Redes Sociais

O vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), publicou foto ao lado de Casagrande (PSB) durante a Rolimã Racing, em Vitória. A camiseta do Flamengo chamou atenção: “Vale pilotar sem camisa?”, disse um seguidor. “Precisava colocar terno para pilotar?”, brincou outro, flamenguista.

Pedidos...

Deputado federal Evair de Melo (PP) esteve junto ao prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Rep), na cidade de Laranja da Terra.

Evair tem feito a ponte entre prefeito e eleitorado do interior, sobretudo ligado ao agro e cooperativismo.

Expectativa é que ambos intensifiquem esses movimentos no final do ano. Já há quem peça, inclusive, dentro da “cozinha” de Pazolini, que Evair seja indicado a vice na chapa do republicano. Será?

“Bora Dialogar” traz sinais ao mercado político

Presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União) realizou mais uma edição do “Bora Dialogar”, evento de prestação de contas que tem sido promovido por todas as regiões do Estado.

Em Jaguaré, do prefeito Marcos Guerra (União), diversos pré-candidatos estiveram presentes, inclusive um da cidade vizinha, Linhares. Franco Fiorot (União), o vice-prefeito linharense, é uma das apostas da chapa do União.

Lançamento de livro

Deputado federal Gilson Daniel vai lançar a obra “Captação de Recursos Públicos, Gestão e Compliance”, em parceria com o administrador Leandro Rodrigues.

Será na quinta-feira, às 15h, no Palácio Anchieta. Expectativa de que o governador Casagrande (PSB), vice Ricardo Ferraço (MDB) e outras lideranças participem.

De volta ao jogo?

Ex-deputados estaduais Luiz Durão (PDT) e Solange Lube (MDB) querem voltar à Assembleia. Durão já admitiu publicamente, enquanto Lube trata ainda como possibilidade.

Pé atrás em Brasília?

Ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), que é pré-candidato ao Senado pelos tucanos, contou à coluna que em visita recente ao deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), em Brasília, ouviu de diversas lideranças que há desconfiança dos políticos sobre o futuro das federações.

“Em Brasília ninguém acredita muito nisso, o clima tem sido de desconfiança”.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: