Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

União-Progressista "subiu no telhado"?

Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos

Eduardo Maia | 01/11/2025, 08:00 h | Atualizado em 31/10/2025, 19:58

Imagem ilustrativa da imagem União-Progressista "subiu no telhado"?
|  Foto: Divulgação

Em Brasília, algumas lideranças do União Brasil e do PP têm defendido o fim da federação União-Progressista, que ainda não foi homologada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Há informação de que em breve o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, vai se reunir com o presidente Antônio de Rueda e com o vice, ACM Neto, para falar sobre o assunto. Em suma, segundo ele, um dos principais motivos seria discordância com o PP, sobretudo em estados como São Paulo e Paraná.

Recentemente, Caiado gravou vídeo dizendo que o União Brasil não iria se submeter ao presidente do PP, Ciro Nogueira.

Caso a federação “suba no telhado” e seja desfeita, como se tem especulado, o Estado também será atingido. Desde o início do ano, grupos políticos têm disputado apoio dela para o pleito de 2026, já que o União-Progressista seria o maior grupo político do País, trazendo consigo tempo de TV e fundos.

Em terras capixabas...

No Estado, houve movimentos políticos divergentes entre Da Vitória (PP) e Marcelo Santos (União).Embora ambos confirmem que tudo está alinhado, Marcelo tem acenado mais ao vice Ricardo Ferraço (MDB), enquanto Da Vitória se movimentou para filiar Arnaldinho Borgo (sem partido).

À coluna, lideranças locais das siglas afirmaram que não acreditam no fim da federação.

Casa nova em breve

Conforme a coluna analisou, a vida partidária de Serginho Vidigal (PDT) pode estar prestes a mudar. Informações de pessoas próximas dele dão conta que já está praticamente tudo acertado para que o filho do ex-prefeito da Serra Sergio Vidigal (PDT) se filie ao União Brasil, para a chapa à Câmara Federal.

Empencilho de se filiar ao PP, outra legenda da federação, seria a presença do ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (PP).

“Mel, tua boca tem o mel...”

Imagem ilustrativa da imagem União-Progressista "subiu no telhado"?
Marcelo Santos |  Foto: Redes Sociais

Uma das características marcantes do presidente da Ales, Marcelo Santos (União), segundo os amigos, é o amor pela música. Em Mantenópolis, esteve em uma produção de abelhas, e participou da retirada do insumo. Até cantou: “Mel, tua boca tem o mel...”, trecho de música do Belo.

Data marcada

Deputado estadual Wellington Callegari confirmou sua filiação ao Democracia Cristã (DC), partido que tem como bandeiras a “defesa da família, do conservadorismo, da ética e da liberdade individual”. A cerimônia oficial acontecerá no dia 29, às 9 horas, no Bar Bom Food Club, em Cachoeiro de Itapemirim, região Sul.

Callegari se coloca como pré-candidato ao Senado, e quer garantir a fatia de votos da direita conservadora.

Tribunal dobra valor de tíquete de servidores

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) aprovou, durante sessão realizada ontem, uma minuta de resolução que prevê aumento no valor do auxílio-alimentação destinado aos servidores do Judiciário estadual.

A expectativa é que o reajuste passe a valer já no próximo mês, quando o benefício deve chegar a R$ 3.480,84. Atualmente, o valor pago por servidor é de R$ 1.740,42.

Luteranos comemoraram

Em Santa Maria de Jetibá, o ex-prefeito Hilário Roepke (MDB), se juntou ontem aos luteranos para comemorar uma lei de sua autoria, que prevê feriado do Dia da Reforma Luterana. Hilário vem percorrendo a região como pré-candidato à Ales.

Planejamento do TCE-ES

A partir de segunda, o Tribunal de Contas (TCE-ES) vai abrir em seu site consulta pública do Plano Anual de Controle Externo. Qualquer pessoa poderá participar e indicar áreas que considera mais importantes para que o TCE fique de olho em 2026.

O cidadão poderá escolher cinco problemas elencados em quatro áreas: políticas sociais; gestão pública e governança; infraestrutura e desenvolvimento.

Canal com a Guarda

Vereador de Cariacica Jocemir da Enfermagem (Pode) indicou ao prefeito Euclério (MDB) a criação de uma linha telefônica direta com a central de monitoramento da Guarda Civil, integrada com as forças estadual e federal.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: