Um caminho progressista
Coluna foi publicada nesta sexta-feira (03)
Enfim, martelo batido. O ex-prefeito da Serra, Audifax Barcelos (sem partido), vai se filiar ao PP no próximo dia 2 de dezembro. Originalmente, o dia 11 de novembro havia sido escolhido, mas em função da vinda do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) ao Estado, no evento do PL Mulher, em Vitória, Audifax e Da Vitória (PP), presidente estadual da sigla, decidiram trocar a data. A informação foi confirmada pelo próprio Audifax, à coluna. O ato de filiação já tem, inclusive, local e hora. Será no Hotel Serra Grande, em Laranjeiras, na Serra, às 9 horas.
A intenção de Audifax e do PP é que ele dispute a Prefeitura da Serra nas eleições de 2024. Ele deve enfrentar o atual prefeito, Sérgio Vidigal (PDT), seu adversário histórico, e o deputado Pablo Muribeca (Patriota), que está prestes a se filiar ao Republicanos, além de outros possíveis candidatos.
Namoro paciente
As conversas entre PP e Audifax acontecem desde o primeiro semestre, como divulgado por A Tribuna. O ex-prefeito deixou o Rede após as últimas eleições para governador, quando foi candidato e acabou em quarto lugar na disputa. A partir disso, Audifax ficou estudando seus próximos passos por alguns meses, até começar o “namoro” com o PP.
Novo prefeito
Vila Velha tem novo prefeito. Ao menos, temporariamente. Arnaldinho Borgo (Podemos) transferiu o cargo para o presidente da Câmara, Bruno Lorenzutti (Podemos), durante duas semanas, já que o prefeito integra uma comitiva em viagem a Portugal e Espanha. Lorenzutti figura entre as possibilidades de vice na chapa de Arnaldinho em 2024.
Na terra de Vasco da Gama
O ex-prefeito de Vila Velha Max Filho (PSDB) está pela primeira vez em Portugal. Ele visitou Lisboa e passou pelo local onde está o túmulo do navegador português, Vasco da Gama. Curiosamente, Max vestia a camisa do Flamengo. “Invejosos dirão que não entrei por conta da camisa do Flamengo”, brincou o ex-prefeito, perto de se filiar ao PDT.
Autonomia
A bancada capixaba no Congresso esteve com representantes do setor do comércio de exportação do Estado para tratar da autonomia da Alfândega do Porto de Vitória.
As lideranças convidaram o secretário da Receita, Robinson Barreirinhas, para visitar o Estado e conhecer a importância do comércio internacional capixaba. Barreirinhas se comprometeu a não alterar a autonomia da alfândega capixaba sem falar com a bancada.