Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Terceiro mandato à vista

Kleber Amorim | 02/06/2022, 11:15 11:15 h | Atualizado em 02/06/2022, 11:15

Um mês após as eleições gerais de outubro, a Câmara da Serra escolherá a Mesa Diretora que comandará o Legislativo em 2023 e 2024. Apesar da distância até lá e um pleito no caminho, que pode mexer com as articulações e formação de chapas para a disputa, alguns nomes já têm sido lembrados.

O atual presidente Rodrigo Caldeira (PSDB), que tentará se eleger deputado federal, é um deles. Caso não consiga chegar ao Congresso, buscará a recondução no comando da Casa. 

O problema é que o tucano  já foi reeleito para o posto. Ele acredita, porém, estar respaldado em entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que não permite mais de uma recondução em um mesmo mandato. 

No caso, Rodrigo Caldeira  alega ter sido presidente na legislatura passada e uma vez na atual, o que segundo ele, o deixaria livre para concorrer uma outra vez.  

 Nomes lembrados

Pelo lado dos vereadores mais alinhados à prefeitura, tem emergido os nomes de Welligton Alemão (PSC), Raposão (PSDB), Adriano Galinhão (PSB) e Saulinho da Academia (Patriota). Fazem ainda parte da base governista: Paulinho do Churrasquinho (PDT), Jefinho do Balneário (PL), Wilian da Elétrica (PDT), Sergio Peixoto (Pros) e Cleber Serrinha (PDT).

 Capixaba será relator

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), designou Da Vitória (PP) para relatar a Medida Provisória 1112/22 do presidente Bolsonaro (PL). O texto busca incentivar a retirada de caminhões, que não tenham condições técnicas e operacionais de circulação, por meio do Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária (Renovar).

Não adiantou

 Em solenidade do governo, na segunda-feira, em Vitória, o prefeito de Cachoeiro e presidente da Amunes, Victor Coelho (PSB), chegou bem atrasado, mas justificou: pegou carona de avião de sua cidade até a capital para adiantar, mas ficou preso no trânsito do aeroporto ao local do evento.

Educadores

Trinta educadores que se destacam na luta por  Educação de qualidade no Estado serão homenageados com a comenda Paulo Freire, hoje, às 19 horas, no plenário da  Assembleia Legislativa do Estado, pelo presidente da Comissão de Educação, deputado estadual Bruno Lamas (PSB). 

Entre eles estará Ethel Maciel, considerada uma das epidemiologistas mais importantes no Brasil, com papel de destaque no combate à pandemia de covid.

Fraude em cota  tem retorno previsto  na  segunda

Os três casos de suposta fraude na cota de gênero, que estavam na pauta do TRE-ES, ontem, não foram a julgamento e deverão retornar na segunda-feira. 

O Podemos de Linhares, o PDT de Muqui e um terceiro partido, cujo processo está em sigilo, são alvos de investigação supostamente por usar laranjas para preencher o percentual de 30% de mulheres nas chapas. A última sigla seria o Republicanos de Ibatiba, que possui três vereadores.


Galeria


 Mesário voluntário

Os interessados em trabalhar nas eleições de outubro deste ano poderão se inscrever no site do TRE-ES: www.tre-es.jus.br.

 Autismo em comissão

O deputado Danilo Bahiense (PL) promoveu pela Comissão de Proteção à Criança da Assembleia, reunião que debateu sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a vida das crianças e dos adolescentes. O parlamentar avaliou que reclamações de pais, nas esferas municipais e estadual, estão vinculadas à falta de estrutura e de profissionais para a inclusão de estudantes com TEA.

 Evento do  Roberto Carlos

O professor e ex-deputado estadual, Roberto Carlos (PT) promove no sábado, às 9h30, em Colina de Laranjeiras, a 1ª Plenária TransformaES. O objetivo, entre outros, é ouvir as demandas dos cidadãos.  

Com convidado  especial

O senador e cotado ao governo Fabiano Contarato (PT) participará.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: